Ministério do Esporte IV Edição - Campo Grande/2001
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte



Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério do Esporte, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

IV Jogos dos Povos Indígenas - 2001

Cidade Sede: Campo Grande / MS
Data: 20/10/2001 à 27/10/2001
Lema: Compromisso com nossas Tribos

Histórico

A capital do Mato Grosso do Sul foi a cidade escolhida para sediar, no ano passado, o maior evento esportivo e cultural envolvendo índios brasileiros. Campo Grande acolheu cerca de 850 atletas de 40 etnias, num evento único no país, em modalidades esportivas com características próprias das comunidades.

Os IV Jogos dos Povos Indígenas foram realizados pelo Ministério do Esporte e Turismo, com o apoio da prefeitura local e do governo do estado. O evento atingiu o objetivo de confraternizar diferentes nações indígenas, muitas delas habitantes de regiões remotas e que foram contatadas pela civilização branca há pouco tempo.

Durante uma semana, o Parque das Nações Indígenas, uma das maiores reservas naturais do planeta, foi palco de competições em 11 modalidades esportivas, entre elas arco e flecha, canoagem, travessia a nado (em águas abertas), corrida de tora e cabo de guerra. As inscrições podiam ser efetuadas até meia hora antes do início de cada disputa.

Nos Jogos Indígenas todos são ganhadores. Independente da colocação, cada atleta recebe sua medalha, de acordo com a tradição entre as comunidades: o importante é competir. O regulamento, em Campo Grande, foi seguido à risca pelos participantes, num clima de muito respeito, inclusive o não consumo de bebidas alcoólicas em qualquer ambiente do Parque - que implicaria a expulsão permanente do evento.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla