Ministério do Esporte Secretário
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) é responsável pela implantação de diretrizes relativas aos programas esportivos educacionais, de lazer e de inclusão social. A Snelis faz ainda proposições sobre assuntos da sua área para compor a política e o Plano Nacional de Esporte.

(61) 3217-9470E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secretário

Washington Stecanela Cerqueira

Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social

Foram 17 anos de carreira nos gramados. Ao todo, 411 gols – 34 deles apenas em 2004, quando Washington Stecanela Cerqueira seria, pela primeira vez, artilheiro do Campeonato Brasileiro, jogando, então, pelo Atlético Paranaense. Em 2008, novamente, foi o maior goleador do torneio e, dois anos depois, chegaria ao título do Brasileirão pelo Fluminense. A soma de conquistas no futebol foi encerrada com a aposentadoria em 2011.

O centroavante passou por diversos clubes ao longo da carreira, como Internacional, Ponte Preta, São Paulo, Fenerbahçe (Turquia) e Tokyo Verdy (Japão). Vestiu ainda a amarelinha da Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2001 e em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Toda essa trajetória teve início aos 15 anos, quando o brasiliense deixou a capital federal para jogar no Caxias, no Rio Grande do Sul.

Quando decidiu se aposentar, Washington migrou de cenário e foi secretário de esportes e vereador em Caxias do Sul (RS), em 2012. No início deste ano, exerceu um curto mandato de três meses como deputado federal. Foi quando surgiu o convite para a assumir a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), dentro da estrutura da Secretaria Especial do Esporte do novo Ministério da Cidadania.

“O esporte me deu muitas oportunidades, de me transformar num cidadão, de fazer com que a minha vida pessoal fosse transformada. Então acredito que agora a minha função é devolver ao esporte, principalmente para as crianças, aquilo que aprendi e ganhei por meio do esporte”, afirma o secretário.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla