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Capacitação - Como funciona o processo de capacitação?

O processo de capacitação dos(as) integrantes do PST acontece de acordo com o calendário de forma a anteceder cada etapa de implementação do programa.

O cronograma da capacitação é divulgado anualmente, de forma que cada “novo(a) parceiro(a)” tenha possibilidade de desenvolver as atividades do seu Projeto com segurança e que todos possam trabalhar com vistas ao alinhamento nos Ciclos Pedagógicos do PST. As seguintes etapas formam o processo de um ciclo de capacitação:

  1. Capacitação Gerencial


  2. Capacitação Pedagógica


  3. Formação continuada

Capacitação Gerencial

Capacitação Gerencial

Esta capacitação direciona‐se aos Coordenadores Gerais, pois se atem aos aspectos de gerenciamento do Convênio. Ela acontece antes de o convênio iniciar as suas atividades efetivamente, pois se preocupa em oferecer ao futuro Coordenador Geral conhecimentos e instrumentos suficientes para que haja um adequado desenvolvimento das questões administrativas dos convênios. A exigência burocrática nas ações gerenciais dos convêniosé grande, portanto, os seus coordenadores devem estar sintonizados com essas exigências para que os trabalhos possam ser executados de maneira eficaz sem prejuízos de qualquer ordem.

Normalmente essa capacitação gerencial acontece no início do ano e em forma presencial,
pois procura oferecer aos participantes o contato com os técnicos da SNEED, assim como, com toda a documentação, instrumentos relacionados ao processo de acompanhamento da SNEED e filosofia do Programa Segundo Tempo.

Nessa fase o(a) Coordenador(a)‐Geral é colocado frente a todas as suas responsabilidades
como gestor do Convênio. Ele é orientado sobre as Diretrizes Pedagógicas do PST e como serão trabalhadas pelos demais Recursos Humanos envolvidos, pois ao estarem à frente do processo devem entender de forma plena e clara as intervenções pedagógicas que desenvolverão.

Capacitação Pedagógica

Capacitação Pedagógica

A Capacitação Pedagógica direciona‐se aos Coordenadores Pedagógicos, Setoriais, de Núcleos e Monitores do PST. Essa capacitação tem por meta discutir junto a esses integrantes do PST os Fundamentos defendidos pela SNEED em relação ao Esporte Educacional e sua efetivação no cotidiano dos núcleos.

Essa capacitação acontece anualmente e visa atender a todos os núcleos do PST. Todos os
Coordenadores devem, obrigatoriamente, passar pelo processo idealizado pela SNEED sempre que convocados. Essa convocação acontece sempre que há alteração nos Fundamentos e/ou procedimentos pedagógicos do PST.

A capacitação acontece no formato presencial e regionalizado sob a responsabilidade das
Equipes Colaboradoras, com supervisão da SNEED/CGAPA, aborda questões ‐ pedagógicas,
técnicas, e de gestão ‐ necessárias ao desenvolvimento das ações do cotidiano dos núcleos, da mesma forma que norteia as capacitações que os Coordenadores deverão promover junto aos monitores dos seus núcleos.

Formação Continuada

Formação Continuada

A Capacitação dos(as) Monitores(as) tem por finalidade estabelecer um processo de formação continuada desenvolvido pelos(as) Coordenadores(as) de Núcleo, com supervisão do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e Coordenador(a) Geral. As ações e procedimentos básicos para essa capacitação devem ser vinculados aos processos e temas desenvolvidos na Fase Regional.

Capacitação - Divisão de responsabilidades do processo de capacitação

Capacitação - Divisão de responsabilidades do processo de capacitação

 

Os Convênios deverão participar obrigatoriamente dos processos de capacitação desenvolvidos pela SNEED/ME.

Para tanto, a SNEED/ME disponibiliza, para aqueles Convênios e seus/suas integrantes que concluíram com êxito a capacitação, a certificação necessária para atuar no PST.

A SNEED/ME investe nas despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos(as) indicados(as) e convocados(as) para os processos de capacitação, nos níveis de Coordenação. Também se responsabiliza por disponibilizar as equipes responsáveis pelo processo de Capacitação.

Aos Convênios cabe a liberação e confirmação dos(as) participantes dos processos de capacitação. Da mesma forma, os convênios deverão desenvolver, obrigatoriamente, as capacitações de seus/suas monitores(as), sob a responsabilidade de seus/suas coordenadores(as). Essas capacitações devem ser previamente aprovadas pelas Equipes Colaboradoras e por elas acompanhadas. Nesse sentido, os Convênios devem manter contato contínuo com as Equipes Colaboradoras para os devidos acertos. Esse processo deve acontecer, impreterivelmente, dentro de 45 dias após as capacitações dos(as)
Coordenadores(as).

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo

1. Rede de Acompanhamento

2. Estruturação

3. Modelo de Acompanhamento

4. Documentos

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo - Rede de Acompanhamento

A Secretaria Nacional de Esporte Educacional – SNELIS/ME dispõe de um conjunto de ações de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST, visando aprimorar o processo de efetiva execução do projeto junto às Parcerias estabelecidas em todo o território nacional. O processo de acompanhamento Pedagógico e Administrativo éintegrado pelas seguintes ações:

I. Capacitação de Recursos Humanos em Esporte e Lazer inseridos no PST

II. Monitoramento

III. Avaliação

Monitoramento

O sistema de monitoramento dos convênios do PST atualmente é realizado por duas equipes. Há uma Equipe Técnica da Secretaria Nacional de Esporte Educacional (SNEED), formada por servidores responsáveis por cerca de 10 Convênios cada, que é responsável pelo Acompanhamento Sistemático com caráter orientativo, de controle e fiscalização, durante toda a vigência dos Convênios considerando os aspectos técnicos e operacionais.

Além dessa Equipe Técnica, a sistemática de acompanhamento dos Convênios do PST conta ainda com uma Rede de Profissionais de Educação Física vinculados às Universidades Públicas Brasileiras por meio de vínculo trabalhista ou pós-graduação, que formam as Equipes Colaboradoras (ECs), que realizam acompanhamento presencial e são responsáveis pelo acompanhamento sistemático dos Convênios com caráter formativo, durante toda a vigência, considerando os aspectos pedagógicos e administrativos.

Localizadas em todas as regiões do país, as ECs podem monitorar a execução dos Convênios de sua própria região, o que torna esse monitoramento mais aprofundado considerando que os profissionais envolvidos conhecem melhor a realidade da região na qual estão atuando. Essa Rede foi viabilizada pela parceria estabelecida com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com suporte das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, e foi ampliada após a experiência bem sucedida na realização do Processo de Capacitação dos Recursos Humanos envolvidos no PST.

Acompanhamento - Avaliação

Avaliação

As equipes colaboradoras avaliam os convênios e encaminham um Relatório das visitas realizadas nos núcleos ao Ministério do Esporte. Esse relatório é tratado e, posteriormente, são enviadas recomendações para o saneamento de impropriedades constatadas pelas Equipes Colaboradoras e pela Equipe Técnica da SNEED.

Nestes casos, as recomendações são enviadas à Convenente para que sejam cumpridas dentro de um prazo determinado. O retorno da entidade é acompanhado pelo técnico responsável que, para avaliar o cumprimento das recomendações, pode demandar nova visita das Equipes Colaboradoras, ou, dependendo da sua gravidade, vistoria realizada pelo próprio técnico da SNEED. É importante ainda destacar que as respostas apresentadas pelas entidades Convenentes devem ter por respaldo a documentação comprobatória relativa, para serem efetivamente consideradas.

Para o acompanhamento de Convênios com denúncias, a Equipe Colaboradora responsável pelo Convênio é acionada com vistas à realização de acompanhamento in loco, com foco nos fatos delatados, objetivando ampliar e aprimorar a coleta de informações e, por conseguinte, contribuir no processo de apuração de denúncias.

Quando da realização de vistorias, também para a verificação de denúncias, os técnicos utilizam instrumento específico de coleta de dados e, ao final, emitem Parecer Técnico consignando os aspectos operacionais da execução do projeto avaliado e, caso necessário, as recomendações relevantes para o alinhamento das ações pactuadas.

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo - Estruturação

O processo de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST se efetiva a partir de uma Rede de Equipes Colaboradoras constituída com o apoio técnico de Universidades Públicas, sob coordenação da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social - SNELIS/ME.

A rede de acompanhamento é formada pela Equipe Gestora, Equipe Pedagógica, Equipes Colaboradoras e UFRGS, que contribuem com a SNELIS/ME no processo de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST.

A SNELIS/ME acompanha, supervisiona e fiscaliza a execução do objeto pactuado, inclusive, efetuando vistorias “in loco”, diretamente, ou por meio de suas Equipes Regionais Colaboradoras, por delegação de competência. Destaca‐se aqui que a função de fiscalizar restringe‐se a equipe da SNELIS/ME.

Cada equipe conta com uma média de 10 colaboradores, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior, ou integrantes de programas de pós-graduação stricto-sensu ou lato-sensu, visando constituir um processo permanente de acompanhamento pedagógico e administrativo das ações desenvolvidas nos Núcleos do PST, com as seguintes atribuições:

  • Assessoria direta aos Coordenadores Gerais, Coordenadores Pedagógicos e Coordenadores de Núcleo;Análise das Propostas Pedagógicas – dos convênios e núcleos;
  • Análise das Propostas Pedagógicas – dos convênios e núcleos;
  • de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo;
  • Plantão;
  • Capacitações.

 

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo - Modelo de Acompanhamento

a. Relatório de Acompanhamento;

b. Vistorias "in loco"

c. Participação Entidade de Controle Social

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