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A quem se destina?

O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, exposta aos riscos e vulnerabilidades sociais.

Paradesporto: Prioritariamente pessoas com deficiência, a partir de 6 anos.

Universitário: Comunidade acadêmica (instituições públicas de ensino superior), prioritariamente o corpo discente. 

Como funciona

Programa Segundo Tempo Padrão

O núcleo pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar e os espaços físicos devem ser adequados às práticas corporais descritos na Proposta de Trabalho.

Cada núcleo deve atender 100 beneficiados organizados em 3 turmas com 35 alunos, no máximo.

 

Paradesporto

Configura-se com núcleo do programa: escolas, espaços comunitários ou instituições. Contudo, o interessado deve disponibilizar infraestrutura esportiva adequada para o desenvolvimento das atividades em entidades especializadas no atendimento a pessoa com deficiência, na escola e/ou em outros locais próximos (públicos ou privados) preferencialmente que não demandem transporte para o deslocamento dos beneficiados.
Serão atendidos 60 beneficiados por núcleo.

Sugere-se que aproximadamente 70% sejam pessoas com deficiência e 30% sem deficiência.

Para o desenvolvimento das atividades o ensino das práticas corporais deverá considerar:

a) Os tipos de deficiências dos beneficiados (visual, auditiva, física, intelectual e outras);

b) A faixa etária dos beneficiados e se possível organizar as turmas por proximidade de idade;

c) Inclusão, a favorecer interação entre os beneficiados com e sem deficiência. Cada beneficiado deve participar das atividades 2 vezes na semana, com no mínimo de 3 horas diárias, ou 3 vezes na semana com 2 horas diárias de frequência.

 

Universitário

As atividades são desenvolvidas em espaços físicos adequados às práticas corporais de acordo com a indicação estabelecida na Proposta de Trabalho.

a) Quantidade de beneficiados por núcleo – 300 beneficiados, prioritariamente discentes.

b) Desenvolvimento das Atividades – no Programa Segundo Tempo Universitário organiza-se o ensino das práticas corporais de acordo com o interesse dos beneficiados. Para tanto, o professor após considerar quais são as práticas corporais que os beneficiados têm maior interesse deverá organizar seu Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) contemplando uma ou mais práticas corporais.

c) Frequência: cada beneficiado deverá participar de dois encontros de 1h30min (cada um), duas vezes por semana. A definição dos horários e das atividades poderá ser flexível de acordo com a demanda e a disponibilidade de infraestrutura.

d) Turmas: devem ser organizadas com no máximo 60 alunos.

Linhas Estratégicas

Qualificar e ampliar a abrangência do Programa Segundo Tempo

Assegurar a oferta do Programa Segundo Tempo voltado ao público do ensino médio e superior

Oportunizar aos beneficiados do Programa eventos e programações diferenciadas ao longo do ano

Qualificar e aprimorar a gestão do Programa

Qualificar o processo de capacitação de gestores, professores e monitores

Ampliar ações intersetoriais do Programa Segundo Tempo e da SNEED – Rede Criança!

As atividades serão desenvolvidas de forma a possibilitar:

Democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas educacionais do Programa, sem qualquer distinção ou discriminação;

Qualidade, fomentando a melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais, principalmente pela oferta contínua de capacitação, de materiais didáticos e esportivos adequados e, ainda, de acompanhamento e avaliações permanentes;

Segurança, incentivando que a prática das modalidades esportivas, no âmbito do Programa, aconteça com monitoramento e resguarde a integridade das crianças e adolescentes envolvidos no esporte educacional;

Liberdade de escolha, permitindo que as crianças e adolescentes atendidos  exerçam sua liberdade de escolha ao decidir pela prática do esporte educacional, optando, no mínimo, pela participação em três modalidades esportivas, de acordo com seu interesse;

Autonomia Organizacional, permitindo que as organizações governamentais e não governamentais interessadas se articulem com estabelecimentos públicos de educação localizados em suas regiões de atuação, objetivando se integrar ao Programa Segundo Tempo;

Descentralização Operacional, permitindo que o planejamento e a implantação do Programa seja executado pelas Instituições regionais ou locais que mantêm contato direto com o público-alvo do Programa e desenvolvem projetos de inclusão social

Objetivos

O programa foi criado em 2003 com o objetivo de:

• Oferecer práticas corporais que estimulem o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;

• Estimular os valores sociais e culturais inerentes às práticas corporais;

• Ofertar condições pedagógicas adequadas à prática esportiva educacional;

• Motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva educacional aos demais setores (educação, saúde, cultura, defesa entre outros).
 

Resultados Esperados

Impactos diretos:

  • Melhoria no convívio e na integração social dos participantes;
  • Melhoria da auto-estima dos participantes;
  • Melhoria das capacidades e habilidades motoras dos participantes;
  • Melhoria das condições de saúde dos participantes;
  • Aumento do número de praticantes de atividades esportivas educacionais;
  • Melhoria da qualificação de professores e estagiários de educação física pedagogia ou esporte envolvidos.

 

Impactos indiretos:

  • Diminuição da exposição dos participantes a riscos sociais;
  • Melhoria no rendimento escolar dos alunos envolvidos;
  • Diminuição da evasão escolar nas escolas atendidas;
  • Geração de novos empregos no setor de educação física e esporte nos locais de abrangência do Programa;
  • Melhoria da infra-estrutura esportiva no sistema de ensino público do país e nas comunidades em geral.

Fale Conosco

 

Fale conosco
Setor: FORMALIZAÇÃO
Abordagem: Formalização de parcerias por meio da análise de pleitos de Entidades interessadas na implantação do Programa Segundo Tempo, conforme orientações dos Manuais de Diretrizes do Programa e de procedimentos necessários ao atendimento dos critérios estabelecidos para o processo de seleção e avaliação dos mesmos.
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Telefones: (61) 3217-9503
(61) 3217-9511
Setor: ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO
Abordagem: Verificação sistemática da estruturação e execução das ações pactuadas e alcance das metas previstas no plano de Trabalho/Termo de convênios de materiais para convênios vigentes.
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Telefones:

(61) 3217-9499
(61) 3217-1727

Setor: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Abordagem:

- Acompanhamento Sistemático dos convênios considerando os aspectos pedagógicos;

- Recebimento, análise e validação dos planos pedagógicos dos convênios;
-  Organização da Capacitação dos recursos Humanos vinculados ao Programa;

- Acompanhamento dos sistemas de informação do programa para o acompanhamento pedagógico.

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Telefones:

(61) 3217-9491
(61) 3217-9470

 
Setor: ORÇAMENTO
Abordagem: - Acompanhar a tramitação do processo até o momento da assinatura e publicação do convenio;
- Acompanhamento da liberação de recursos financeiros e acompanhamentos da execução orçamentária e financeira
Telefone: (61) 3217-1990
 
Setor: GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Abordagem: - Acompanhamento dos sistemas de controle e acompanhamento pedagógico do programa.
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Telefones: (61) 3217-9470
 
Setor: ANÁLISE TÉCNICA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS 
Abordagem: - Análise técnica do alcance e do cumprimento do objeto da prestação de contas dos convênios. 
Telefone: (61) 2026-1555
 

 

Relatórios de Gestão

Espaço destinado para disponibilização de Relatórios de Gestão do Controle Interno referentes aos Processos de Prestação de Contas do Programa Segundo Tempo, vinculado à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, lazer e Inclusão Social.

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

 

Memória do Esporte

O Centro de Memórias do Esporte é um espaço de múltiplas tarefas! Algumas delas se referem à organização, manutenção e gestão do nosso Acervo Físico. Essa preocupação sobre a conservação preventiva está presente também no Projeto Memórias do PST.

Acesse os links abaixo e conheça nosso Centro de Memória:

http://www.ufrgs.br/ceme/pst/site/

http://memoriaspst.wordpress.com

 

Área Restrita

Requisitos essenciais para utilização do Sistema PST - Convênios

 

Sistemas do Segundo Tempo


Segundo Tempo - Convênios

Área Restrita para Coordenador-Geral, Coordenador de Núcleo e Monitor de Entidades que possuem Convênio formalizado com o Ministério do Esporte.

 

 

Links

Portal SNELIS

O objetivo desse Portal é formar uma base de dados consistente para o Ministério do Esporte se comunicar com gestores, coordenadores e monitores. Isso permite a organização das Formações Presenciais e a Distância, bem como a emissão dos certificados dos participantes.

 

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