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Como Participar

O acesso aos Programas ocorre por meio de chamamento público (edital), de emenda parlamentar ou proponente específico, obedecendo às orientações das suas respectivas diretrizes.

Chamamento Público

(Publicação no diário oficial onde as entidades concorrem para angariarem os programas em suas cidades)

Podem ser de dois tipos de edital:

Edital para entidades publicas
Exemplo: Governos estaduais, municipais e universidades.
Emenda parlamentar (Recursos que os parlamentares destinam para cidades de sua escolha)

Destinada prioritariamente para entidades públicas
O parlamentar define qual entidade será beneficiada com o recurso da emenda. A entidade, informada do benefício pelo ministério, poderá construir o projeto técnico pedagógico com auxílio da SNELIS, retratando da melhor maneira possível a realidade local para o sucesso da formalização, execução da parceria e atendimento efetivo da população.

Proponente Específico

Qualquer entidade privada sem fins lucrativos, governo municipal ou estadual por meio de sua autoridade administrativa pode enviar um oficio ao Ministério do Esporte solicitando o Programa de interesse para sua cidade. O Ministério do Esporte, a partir do interesse recíproco e disponibilidade orçamentária, encaminhará um ofício resposta solicitando que a entidade elabore a Proposta de Trabalho, a qual deverá descrever a realidade local, a justificativa de implantação, a metodologia de desenvolvimento das atividades e os resultados esperados.
 

Prestação de Contas

Todo órgão ou entidade que receber recursos públicos é obrigado a prestar contas da sua boa e regular aplicação sob pena de sanções previstas em lei e de comprometimento do fluxo de recursos mediante a suspensão de transferências.

Prestação de Contas Parcial

Prestação de Contas Final

Orientações Gerais sobre Prestação de Contas

Dicas

Manual de Identidade Visual

Para utilizar o selo de um dos programas do Ministério do Esporte, é necessário que as logomarcas do Ministério e do Governo Federal estejam inclusas na assinatura. Faça o download abaixo:

Identidade Visual do Governo Federal

Manual do uso da marca do Governo Federal - arquivo PDF - 552 Kb

Logomarca do Governo Federal - Horizontal - ".pdf" - arquivo ZIP - 369 Kb

Logomarca do Governo Federal - Vertical ".pdf" - arquivo ZIP - 309 Kb

Logomarca do Governo Federal - Horizontal - ".eps" - arquivo ZIP - 155 Kb

Logomarca do Governo Federal - Vertical - ".eps" - arquivo ZIP - 161 Kb

Logomarca do Governo Federal - Horizontal - ".png" - arquivo ZIP - 264 Kb

Logomarca do Governo Federal - Vertical ".png" - arquivo ZIP - 278 Kb

 

Identidade Visual do Programa

Manual de Identidade Visual do Segundo Tempo - Arquivo em PDF - 1.247 Kb

Selos do Segundo Tempo - ".ai" - Arquivo ZIP - 1.636 Kb

Selos do Segundo Tempo - ".eps" - Arquivo ZIP - 1.189 Kb

Selos do Segundo Tempo - ".jpg" - Arquivo ZIP - 918 Kb

Selos do Segundo Tempo - ".pdf" - Arquivo ZIP - 931 Kb

 

Após a finalização da peça, favor encaminhar para aprovação da Coordenação-Geral de Publicidade, no e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Para fazer a leitura dos editais, você terá que usar o software Acrobat Reader

Rede de Equipes Colaboradoras

Rede de Equipes Colaboradoras

O que são Equipes Colaboradoras?

Mapa das Equipes Colaboradoras

Capacitação - O que são Equipes Colaboradoras?

Os processos pedagógicos e administrativos do PST são complexos e exigem constante acompanhamento, seja por parte dos conveniados, seja por parte  da equipe do Ministério do Esporte. Nesse sentido, com o intuito de potencializar e qualificar todas essas ações foi formada a Rede do PST que é composta pelas Equipes Colaboradoras.

As Equipes Colaboradoras possuem a função de contribuir pedagógica e administrativamente com o desenvolvimento do PST em sua totalidade. As ações das Equipes Colaboradoras vão desde o processo de pensar a filosofia do Programa até a avaliação efetiva das ações no cotidiano dos núcleos. Pela magnitude do PST e consistência pedagógica e administrativa almejadas desde a sua concepção, tornou-se imprescindível a vinculação do PST com pessoas e instituições mais qualificadas no campo do esporte educacional.

As Equipes Colaboradoras são organizadas tendo por base uma Instituição de Ensino Superior e compostas por professores(as) universitários(as) e acadêmicos(as) de programas de pós-graduação em nível lato e stricto-sensu.

A Rede do PST compreende atualmente um total de dezessete equipes Colaboradoras, que envolve cerca de 100 profissionais de 30 instituições de Ensino Superior, espalhados pelas diversas regiões nacionais, a fim de atenderem de forma presencial aos diversos núcleos no país.

As equipes de Colaboradores têm como função básica ser o elo de apoio aos núcleos de sua região em período integral. Os(as) Coordenadores(as) dessas equipes mantêm um canal de comunicação contínuo para todas as questões pedagógicas e, eventualmente, administrativas dos núcleos.
 

Equipes Colaboradoras

Clique no número da Equipes Colaboradoras (EC) para visualizar mais informações

EC 23 EC 23 EC 17 EC 15 EC 11 EC 9 EC 8 EC 8 EC 8 EC 7 EC 7 EC 5 EC 5 EC 3 EC3 EC 1 EC 1 EC 1 EC 1 EC3 EC 5 EC 6 EC 7 EC 8 EC 9 EC 11 EC 12 EC 13 EC 14 EC 15 EC 17 EC 18 EC 20 EC 21 EC 22 EC 23 EC 25

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo

Capacitação

Acompanhamento Pedagógico e Administrativo

Capacitação - O que é a capacitação do PST?

A Capacitação no PST caracteriza‐se por ser um processo de troca de experiências e valorização dos conhecimentos historicamente produzidos na área. Dessa forma, estimula‐se que os envolvidos reforcem suas bases teóricas com os conhecimentos selecionados pelos especialistas da SNELIS, assim como apresentem e contribuam com suas experiências desenvolvidas nos núcleos. Essa junção teórica e prática forma o processo de capacitação do PST que vem obtendo grande valorização e reconhecimento por parte de quem participa nas ações do programa. O processo de capacitação do PST teve seu início no ano de 2008, o qual contou com a participação de todos os Coordenadores Gerais, Setoriais, Regionais, de Núcleo e Monitores, cada qual com sua estrutura de formação para o PST. Para o ano de 2009, após revisão e acolhida das sugestões do processo de 2008, houve alterações e avanços nas temáticas trabalhadas, o que exigiu que todos retornassem ao processo de capacitação. A partir de então manteve‐se a estrutura idealizada exigindo-se que os novos Coordenadores (novos contratados e/ou substitutos de coordenadores que se afastaram) tivessem a obrigação de realizar nova capacitação. Com isso, o Ministério/SNELIScompromete-se integralmente na condução e valorização de seus programas sociais, valorizando de forma inconteste os profissionais vinculados, garantindo uma política de qualificação no desenvolvimento do PST.

Os objetivos específicos da capacitação são:
 

  1. Construir padrões conceituais operacionais e metodológicos para o Programa;
  2. Orientar os parceiros repassando todas as informações necessárias ao bom desenvolvimento do Programa, abrangendo as fases de implantação, execução e prestação de contas;
  3. Capacitar gestores do Programa no que diz respeito aos aspectos gerenciais e operacionais;
  4. Capacitar os Coordenadores Pedagógicos Setoriais de Núcleo e os Monitores nos Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo;
  5. Manter um processo continuado de formação dos envolvidos no PST de forma a atendê-lo qualificadamente.

Capacitação - Qual a política do ME/snelisD para a capacitação?

A capacitação dos(as) profissionais envolvidos no projeto pretende contribuir na constituição de padrões conceituais, operacionais e metodológicos minimamente homogêneos, abordando aspectos gerenciais e pedagógicos por meio da formação de multiplicadores, devendo ocorrer de forma regional e descentralizada. A intenção é agregar valores na aplicação da proposta pedagógica do programa, com vistas à melhora de seus resultados.

É de responsabilidade do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), a oferta de capacitações para os(as) coordenadores(as) gerais, pedagógicos, setoriais e de núcleos e estes, por sua vez, se responsabilizam pela capacitação dos monitores dos núcleos, conforme as Diretrizes do PST.

As capacitações são de enfoque Gerencial para os(as) Coordenadores(as) Gerais e de enfoque Pedagógico para os(as) Coordenadores Pedagógicos, Setoriais e de Núcleo. Conforme salientado, caberá aos coordenadores Pedagógicos, Setoriais e de Núcleo o repasse do processo de capacitação vivenciado aos Monitores(as). Todavia, as estratégias organizadas pela SNELIS têm contribuído e favorecido que os Monitores, em muitas situações, participem das capacitações disponibilizadas pela SNELIS, o que até o ano de 2010 se constituía como um problema a ser vencido. Hoje é uma realidade quase que totalmente sanada.

Capacitação - Quais os modelos de capacitação atuais do PST?

Atualmente o PST dispõe de três modelos de capacitação:

  1. Presencial - para esta capacitação são deslocados integrantes das ECs, tantos quantos necessários para atender ao grupo constituído, para a comunidade central dos convênios e lá passam dois dias trabalhando os temas de formação teoricamente e também com várias vivências práticas para exemplificação e análise das possibilidades de intervenção.
  2. Integrada – presencial e método EAD -  este sistema é utilizado quando o convênio e seus profissionais possuem estrutura técnica para receber o processo de formação via EaD. Dessa forma, toda a parte de fundamentos do PST é trabalhada antecipadamente com os coordenadores pelo sistema Moodle. Após a vivência com o EaD e conclusão das tarefas previamente estabelecidas, o convênio recebe os integrantes das ECs e concentram-se em vivências práticas para consolidar os processos conceituais vivenciados no sistema EaD.
  3. A Distância - este modelo é totalmente à distância e coordenado pela Equipe Pedagógica do EaD do PST. Acontece somente nos casos em que não há a possibilidade de participação presencial ou semipresencial dos coordenadores e monitores. Todo o processo acontece pela plataforma Moodle ou e-Proinfo MEC, com o desenvolvimento dos temas geradores dos Fundamentos do PST, atividades pedagógicas e exercícios complementares.
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