Ministério do Esporte Comissão Nacional de Atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

Cabeçalho Conselho Nacional do Esporte

O Conselho Nacional do Esporte é um colegiado de assessoria ao Ministro do Esporte no desenvolvimento de políticas em prol do desporto nacional, representando um passo a mais na criação de novas perspectivas para o futuro do esporte no país.

Informações: (61) 3217 1927  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comissão Nacional de Atletas

O ministro do Esporte, George Hilton, reativou a Comissão Nacional de Atletas (CNA) no dia 29 de abril de 2015, após nove anos de inatividade. Ligado ao Conselho Nacional do Esporte e presidido pelo velejador Lars Grael, o grupo é formado por 35 integrantes, entre atletas e ex-atletas nacionais. É uma espécie de porta-voz dos atletas com o governo federal.
 
A grande tarefa da comissão nacional é participar ativamente da elaboração do projeto de lei que criará o Sistema Nacional do Esporte. Os envolvidos no trabalho contribuem com ideias e representam vários atletas de diversos seguimentos.

Durante a Olimpíada de Barcelona, em 1992, o presidente da Comissão Nacional de Atletas, Lars Grael, e esportistas como Aurélio Miguel, Luiz Felipe Azevedo, Oscar Schmidt e Torben Grael já levantavam, em conversas informais, a intenção de conquistar uma maior participação na política esportiva nacional. Desde então, os atletas vinham tentando encontrar uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o governo.

A proposta de gestão participativa do então ministro Carlos Melles coincidiu com o anseio dos atletas, viabilizando a criação da comissão, pela Portaria n° 127 de 17 de Outubro de 2000, para representar os interesses da classe junto ao governo federal.

Formada por esportivas de destaque no cenário internacional, nomeados pelo ministro, a CNA trabalha para elevar o nível do esporte no Brasil, apoiando ações e encaminhando propostas que objetivem resgatar o potencial máximo em termos de desenvolvimento da área.

As normas e regras da Comissão estão estabelecidas em um regimento interno, criado e aprovado pelos próprios participantes, que também têm autonomia para escolher e convidar novos atletas para integrá-la.

Em reuniões periódicas, contando sempre com a presença do ministro ou de algum dos secretários nacionais ligados à pasts, os atletas debatem temas diversos, levam suas reivindicações e sugestões e tomam conhecimento das ações do Ministério do Esporte.
 

Membros da Comissão Nacional de Atletas, em ordem alfabética:

Adriana Behar - Vôlei de praia
Deborah Dias de Souza - Fustal para surdos
Hortência de Fátima Marcari - Basquete - Presidente
Ida Alvares - Vôlei
Lara Puglia Teixeira - Nado sincronizado
Lars Grael - Vela 
Leila Gomes de Barros - Vôlei
Luísa Parente - Ginástica
Marco Aurélio Gazzoni - Karatê
Maurren Maggi - Atletismo
Mosiah Brentano Rodrigues - Ginástica
Paulo Rogério Sabioni - Luta de braço
Renato Leite - Vôlei paralímpico
Rico de Souza - Surfe
Roseane Ferreira dos Santos (Rosinha) - Atletismo paralímpico
Rui Campos do Nascimento - Vôlei
Sebastian Pereira - Judô
Simone Camargo - Atletismo paralímpico
Virgilio de Castilho - Triatlon - Vice-presidente
Yohansson do Nascimento - Atletismo paralímpico
Zico - Futebol - 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla