Ministério do Esporte Com investimentos do Ministério, Brasileiro Feminino de Futsal começa na próxima semana em Goiânia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com investimentos do Ministério, Brasileiro Feminino de Futsal começa na próxima semana em Goiânia

 
Foto: CBDUFoto: CBDU
 
O calendário esportivo nacional terá uma novidade a partir do dia 05 de novembro, quando será realizada a cerimônia de abertura do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. São 27 equipes, uma por Unidade da Federação, brigando pelo título que será decidido no dia 12 do mesmo mês. Com sede em Goiânia, a realização do torneio só foi possível graças a um investimento de R$ 1,59 milhão do Ministério do Esporte. O estado de Goiás ficou responsável pela logística do evento, que conta com a coordenação técnica da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).
 
Para a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, a iniciativa também servirá para fortalecer as equipes e a seleção da modalidade de campo. “Do futsal, também podemos tirar meninas para jogar o futebol de campo. Uma modalidade anda ao lado da outra. Por isso, uma Secretaria de Futebol tem que enxergar o esporte em todas as suas variantes”, explicou a ex-jogadora da seleção brasileira.
 
E o objetivo é aumentar o leque de opções para as meninas que queiram se dedicar ao futebol em suas diversas formas. “Vamos nos preparando para subir um degrau da cada vez, com qualidade. Mas, no futuro queremos dar apoio a outras modalidades, como o futevôlei, o futebol de areia, o futebol de 5 e de 7 (ambas modalidades paralímpicas)”, completou Michael.
 
Com histórico de formação de grandes craques para o futebol de campo masculino, a coordenadora espera que o futsal também sirva de base para revelar talentos no feminino e que o Brasileiro se fixe no calendário nacional. “Com certeza, o futsal também vai servir para isso. Fica mais fácil uma menina sair do futsal e ir para o campo. Esse é o primeiro Brasileiro e esperamos que ele entre no calendário da confederação todos os anos. Temos que levar oportunidades para todo o país”, opinou.
 
Categoria não vai faltar no torneio: a seleção brasileira feminina de futsal faturou os cinco Mundiais disputados até hoje. E a expectativa das atletas também é buscar uma vaga na equipe nacional que embarca para a Guatemala, sede da sexta edição do Mundial, que será realizado de 23 a 29 de novembro. Todas serão observadas de perto pelo atual técnico, Wilson Sabóia, que também treina o Unifor, equipe representante do Ceará. Nas próximas semanas, o comandante deve anunciar a convocação do grupo.
 
 
Seleção brasileira feminina de futsal venceu todos os cinco Mundiais disputados até hojeSeleção brasileira feminina de futsal venceu todos os cinco Mundiais disputados até hoje
 
Formato
As equipes que disputarão o I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal foram selecionadas com base no ranking que leva em conta a pontuação dos últimos três anos, sendo uma representante por Unidade da Federação.
 
Os 27 times foram divididos em nove grupos. Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro da chave. Classificam-se o primeiro colocado de cada grupo e os sete melhores segundos para a fase de oitavas de final. A disputa segue com formato de jogo único eliminatório até a decisão.
 
A cerimônia de abertura será no dia 5 de novembro, às 19h, no SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco, e contará com o desfile das equipes e atrações culturais. O local receberá todas as partidas da competição, que tem entrada gratuita, mas o torcedor poderá contribuir com 1Kg de alimento não perecível para campanha que será feita para arrecadar donativos. São esperadas quase 500 pessoas, entre atletas e comissão técnica.
 
Gabriel Fialho

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla