Ministério do Esporte “Primeira Libertadores feminina fora do país fortalece futebol na América do Sul”, diz Michael Jackson
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

“Primeira Libertadores feminina fora do país fortalece futebol na América do Sul”, diz Michael Jackson

Colombianas do Formas Íntimas estreiam com goleada histórica. (Foto: Divulgação Conmebol)Colombianas do Formas Íntimas estreiam com goleada histórica. (Foto: Divulgação Conmebol)
 
A 7ª edição da Taça Libertadores de futebol feminino é a primeira disputada fora do Brasil. A Colômbia mostrou interesse em receber o torneio em 2015 e ganhou o direito de organizar a competição que vai até o dia 08 de novembro. Para a coordenadora da modalidade no Ministério do Esporte, Michael Jackson, a iniciativa é benéfica para o crescimento do futebol feminino na América do Sul.
 
“No ano passado, esteve em São José (cidade do interior de São Paulo, sede da Libertadores de 2014) um representante da federação colombiana, que fez o pedido e disse que o país estava interessado em realizar o torneio. Para o futebol feminino é uma excelente iniciativa. Prova que estamos evoluindo e tendo em outros países o fortalecimento do futebol feminino”, comentou.
 
Somente entre 2012 e 2014, o Ministério do Esporte investiu R$ 1,8 milhão para organizar a Libertadores no país. Recursos que envolveram, por exemplo, custeio de transporte e hospedagem.
 
Ex-jogadora da seleção brasileira, Michael Jackson é cautelosa na hora de apontar algum favorito ao título. Ela sabe que a rivalidade e o crescimento da competitividade entre os times dos países vizinhos, além do fator “casa” em favor das colombianas, podem surpreender as equipes brasileiras, que venceram seis das sete finais do torneio.
 
“Acredito que não haja favoritos. No futebol a gente não ganha por antecipação. Às vezes a gente pensa que tem um bom time, mas na hora do jogo é outra coisa. Pela evolução da Libertadores, não dá para indicar um campeão”, comentou.
 
Ferroviária (acima) e Colo-Colo do Chile começaram bem e golearam na estreia. (Fotos: Divulgação Conmebol)Ferroviária (acima) e Colo-Colo do Chile começaram bem e golearam na estreia. (Fotos: Divulgação Conmebol)
 
Estreias
A primeira rodada dos três grupos da Libertadores 2015 reservou uma chuva de gols para os torcedores: foram 28 bolas na rede em seis partidas, média de 4,6 por jogo.
 
Jogando em casa, as colombianas do Formas Íntimas massacraram as bolivianas do San Martin de Porre por 9x1. Destaque para a camisa 10, Catalina Usme, autora de quatro tentos. Pela mesma chave, as chilenas do Colo-Colo confirmaram o favoritismo e fizeram 4x0 no Universitário do Peru.
 
Catalina Usme fez quatro e divide a artilharia com a brasileira Adriane dos Santos da Ferroviária. (Foto: Divulgação Conmebol)Catalina Usme fez quatro e divide a artilharia com a brasileira Adriane dos Santos da Ferroviária. (Foto: Divulgação Conmebol)
 
No Grupo B, as brasileiras do Ferroviária (SP) começaram bem e golearam por 5x0 as equatorianas do Espuce. Adriane dos Santos foi o nome do jogo ao marcar quatro vezes e se igualar a Usme na artilharia do torneio. Juliana Santos fez o outro da equipe paulista, enquanto a goleira Amanda de Souza ainda defendeu um pênalti das equatorianas.
 
A outra partida da chave foi bastante movimentada. As uruguaias do Colón foram para o intervalo com vantagem de 2x0 sobre o UAI Urquiza da Argentina. No entanto, no início da segunda etapa, Paula Ugarte marcou três gols e colocou as argentinas em vantagem.  O Colón ainda empatou o jogo, mas com um gol de pênalti, o UAI Urquiza fez 4x3.
 
Pelo Grupo A, dois empates deixaram a tabela em igualdade. O São José (SP), atual bicampeão da Libertadores, empatou por 1x1 com o Estudiantes de Guárico da Venezuela. As brasileiras foram para o intervalo perdendo, mas Renata Fernandes empatou no fim da partida. Já no confronto entre Real Pasión, da Colômbia, e o Cerro Porteño, do Paraguai, o placar não saiu do zero.
 
Maior campeão da Libertadores, com três canecos, São José (SP) empata no primeiro jogo. (Foto: Divulgação Conmebol)Maior campeão da Libertadores, com três canecos, São José (SP) empata no primeiro jogo. (Foto: Divulgação Conmebol)
 
Formato
São 12 equipes - as 10 campeãs nacionais da América do Sul, mais uma equipe do país-sede e a atual campeã do continente – divididas em três grupos. Para a semifinal se classificam as primeiras colocadas de cada chave, mais o melhor segundo colocado.
 
O São José é o maior campeão do torneio (2011, 2013 e 2014), seguido pelo Santos (2009 e 2010) e o Colo-Colo (2012).
 
Grupo A
São José (Brasil)
Real Pasión (Colômbia)
Cerro Porteño (Paraguai)
Estudiantes de Guárico (Venezuela)
 
Grupo B
UAI Urquiza (Argentina)
Ferroviária (Brasil)
Espuce (Equador)
Colón (Uruguai)
 
Grupo C
Formas Íntimas (Colômbia)
Colo-Colo (Chile)
Universitário de Deportes (Peru)
San Martín de Porres (Bolívia)
 
Gabriel Fialho

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla