Ministério do Esporte Qualificação, sinalização e valorização do "destino Brasil": as estratégias do Turismo
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Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

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Qualificação, sinalização e valorização do "destino Brasil": as estratégias do Turismo

A expectativa do Governo Federal é a de que até 600 mil turistas visitem o país atraídos pelos Jogos Rio 2016. A capital fluminense deve receber a grande maioria dos visitantes, que além dos cartões postais famosos terá novos atrativos turísticos, como o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, inaugurado em dezembro do ano passado.
 
O local foi visitado pelos ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Esporte, George Hilton, nesta quarta-feira (16.03). Eles estiveram acompanhados pela judoca Érika Miranda e por Felipe Gomes, do atletismo paralímpico.
 

“Há outro esporte que queremos que pratiquem no Brasil, que é o de conhecer e descobrir o país. É a hora de nos mostrar para o mundo. Vamos receber aqui 206 países e 25 mil jornalistas. Será o grande momento para o mundo descobrir o Brasil que queremos fazer”, disse Eduardo Alves. 
 
"Vamos mostrar não só o Rio, mas, a partir de 3 de maio, a tocha olímpica passará por mais de 300 cidades, mostrando as belezas naturais, o potencial turístico do país. Portanto, os Jogos Olímpicos serão um grande case para o Brasil", disse o ministro George Hilton.
 
Uma das apostas do governo federal é que a isenção de vistos atraia mais turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. “O grande público virá desses países. Estamos fazendo as coisas certas para que todos venham conhecer o Brasil”, afirmou Eduardo Alves. 
 
Os ministros se reuniram, pela manhã, com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o vice-governador do estado, Francisco Dornelles, para tratar das ações de preparação do governo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Também esteve presente o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso. 
 
Representantes do governo federal, da APO e da prefeitura do Rio em reunião para debater os preparativos dos Jogos. Foto: Paulino Menezes/MTurRepresentantes do governo federal, da APO e da prefeitura do Rio em reunião para debater os preparativos dos Jogos. Foto: Paulino Menezes/MTur
 
Festejos juninos
Durante o encontro, o ministro do Turismo defendeu a inclusão de atrações de festividades juninas no Boulevard Olímpico, iniciativa que contará com programações culturais e transmissões das competições esportivas em três áreas da cidade: Parque Madureira, Centro Esportivo Miécimo da Silva e Zona Portuária. No último mês, Henrique Alves se reuniu com músicos do forró e parlamentares e definiu uma agenda de divulgação dos festejos juninos. 
 
Também esteve na pauta a Casa Brasil, espaço para a promoção do Brasil que funcionará durante os Jogos. Trata-se de uma das principais ações de comunicação e espaço de referência do governo federal na Olimpíada. Vai funcionar de 4 de agosto a 18 de setembro no Píer Mauá, Boulevard Olímpico.
 
“Vamos aproveitar o espaço para apresentar os principais atrativos turísticos dos destinos brasileiros, com sua diversidade cênica e cultural, para o público interno e turistas estrangeiros. Será a vitrine do Brasil nos jogos”, disse Henrique Alves. O MTur deverá investir cerca de R$ 5 milhões para implantação do projeto.
 
Qualificação e sinalização
A pasta do Turismo atua ainda em outras frentes na preparação para os jogos. Uma delas é a qualificação profissional, com previsão de treinamento de 9 mil empreendedores (donos de quiosques/barracas de praia e trabalhadores em albergues). No âmbito do Pronatec Turismo, foram abertas outras 4 mil vagas para cursos relacionados ao receptivo turístico no Rio e nas outras cidades do futebol olímpico (Brasília, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador).
 
Além da qualificação, o Turismo investe em projetos de sinalização para orientar turistas sobre os principais atrativos do Rio. O investimento de R$ 14,5 milhões no projeto, ainda em fase de instalação de placas, está inserido no montante de R$ 55,4 milhões de contratos do ministério na cidade do Rio de Janeiro.
 
Tour da Tocha
Na promoção do Brasil, a principal aposta do Ministério do Turismo está nas ações de divulgação dos destinos durante o revezamento da tocha olímpica por mais de 320 cidades. A pasta elaborou uma chamada pública para promover presstrips para as cinco regiões do país. O objetivo é contribuir para a divulgação dos destinos que receberão a tocha olímpica, a partir do dia 3 de maio.
 
Construção do Futuro
Ícone da revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã recebe entre quatro e 4,5 mil visitantes por dia. Desde a inauguração foram 250 mil pessoas no local. Construído no centro da cidade, o espaço é dedicado à ciência aplicada, com uso de tecnologia interativa, voltada para pensar e projetar possibilidades de futuro. O conteúdo tem versões em português, inglês e espanhol. 
 
“A gente usa os recursos para construir para o visitante uma experiência de exploração dos amanhãs possíveis. O conceito essencial do museu é que o amanhã não está pronto, vai ser uma construção. Essa construção nós vamos fazer enquanto indivíduos, cidadãos e membros da espécie humana. A ideia é contar como explorar os amanhãs possíveis”, explica o curador Luiz Alberto Oliveira. 
 
O conteúdo foi pensado a partir de grandes perguntas da humanidade: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? “O visitante vai se municiando de meios para realizar essa exploração e compreender que as ações que forem realizadas hoje darão certos resultados possíveis no futuro, em uma relação de causa e efeito”, prossegue Oliveira.
 
Grande parte do público é de crianças, que recebem atenção especial. O circuito atende a pessoas a partir dos oito anos. “A gente quer motivar a imaginação científica, o que é pesquisa, conhecimento. A gente fez percursos paralelos para que as crianças possam se apoderar desses conteúdos”, afirma Oliveira.
 
A medalhista mundial e pan-americana no judô, Érika Miranda, recomendou o passeio. “É importante a gente se conscientizar sobre o que o mundo passa hoje e o que podemos melhorar. Vale a visita, gostei muito”.
 
Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2015 e um dos símbolos da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. Fotos: Cidade OlímpicaMuseu do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2015 e um dos símbolos da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. Fotos: Cidade Olímpica
 
Acessibilidade 
O museu foi pensado para atender os diferentes públicos e, por isso, conta com acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual. “Para pessoas com dificuldade de locomoção, temos elevadores e rampas em todo o prédio. Para quem tem deficiência visual, temos marcas no piso para indicar o caminho e uma parte da exposição que é tátil, para que o visitante possa sentir o espaço tocando e sentindo. Agora estamos preparando uma versão em Libras do conteúdo, para deficientes auditivos”, explica Alfredo Tolmasquin, diretor do Observatório do Amanhã.
 
Felipe Gomes, que começou a perder a visão aos seis anos por causa de um glaucoma congênito, seguido de catarata e deslocamento da retina, aprovou a acessibilidade do local. Ao fim do passeio, ele disse que a experiência o fará refletir sobre o futuro. “Estava doido para vir ao museu e estou feliz com a oportunidade. Acho que através do passado podemos compreender o presente e tentar melhorar o futuro”, afirmou o medalhista paralímpico em Londres 2012 (ouro nos 200m e bronze nos 100m).
 
Projeto
O projeto arquitetônico do mais novo símbolo da revitalização da região portuária é do espanhol Santiago Calatrava, que inspirou-se nas bromélias do Jardim Botânico e na beleza do Rio como um todo. O museu foi erguido em um píer sobre a Baía de Guanabara. O prédio tem 15 mil metros quadrados e é cercado por jardins, espelhos d’água, ciclovia e área de lazer, em uma área total de 34,6 mil metros quadrados.
 
O conteúdo do museu foi elaborado com a participação de mais de 30 consultores brasileiros e estrangeiros e será constantemente atualizado. O local tem parceria de várias instituições de ciência, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. 
 
Gabriel Fialho - Brasil2016.gov.br, com informações do Ministério do Turismo
Ascom - Ministério do Esporte
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