Ministério do Esporte Flávia Lima chega em terceiro nos 800m e garante o bronze para o Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Flávia Lima chega em terceiro nos 800m e garante o bronze para o Brasil

 
 
O Brasil conquistou uma medalha nesta quarta-feira (22.07), segundo dia de disputa das provas de pista do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nos 800m, Flávia Lima cruzou a linha de chegada com o tempo de 2min00s40 e, com isso, assegurou seu lugar no pódio, com o bronze. O ouro foi para a canadense Melissa Bishop (1min59s62) e a prata foi para a norte-americana Alysia Montano (1min59s76).
 
Com os resultados, o atletismo brasileiro no Canadá soma sete medalhas. Além de Flávia, o Brasil ganhou o ouro nos 5.000m, com Juliana Santos; as pratas na maratona, com Adriana Aparecida da Silva; no salto triplo, com Keila Costa; e 20km da marcha, com Érica Sena. O país conquistou, ainda, os bronzes nos 20km da marcha, com Caio Bonfim; e no arremesso de dardo, com Juciele de Lima.
 
“Eu briguei bastante, consegui melhorar minha marca (que era de 2min01s41), e agora vou voltar para o Brasil e treinar para agosto (Mundial de Pequim)”, declarou Flávia. “Meu objetivo para um prazo muito curto é quebrar o recorde brasileiro”, avisou, referindo-se à marca de Luciana de Paula Mendes (1min58s27).
 
Foto: Getty Images.Foto: Getty Images.
 
Na primeira final do dia, ainda pela manhã, o Brasil não subiu ao pódio no salto em altura feminino, prova vencida pela atleta de Santa Lúcia Levern Spencer, que cravou 1,94m. A melhor brasileira, Ana Paula de Oliveira, terminou na 11ª posição (1,80m), enquanto Mônica de Freitas foi a 14ª (1,75m).
 
As provas da noite, realizadas sob o forte sol do verão canadense, reservaram sete finais, das quais apenas cinco tinham brasileiros na luta por medalhas. Na primeira disputa, o salto em distância masculino, Higor Alves não foi bem. Depois de saltar 7m60 na primeira tentativa, ele queimou os dois saltos seguintes e não se classificou para a rodada final que reuniu oito dos 12 concorrentes. A vitória ficou com o americano Jeffery Henderson, com um salto de 8,54m.
 
Nas duas provas mais esperadas do atletismo, os 100m masculino e os 100m feminino, o Brasil não esteve representado na decisão entre homens, já que Vitor Hugo dos Santos e José Carlos Moreira não se classificaram para brigar por medalhas. A vitória ficou com o canadense Andre de Grasse (10s05), seguido por  Ramon Gittens, de Barbados (10s07) e Antoine Adams, de São Cristóvão e Neves.
 
(Getty Images)(Getty Images)
 
No feminino, Ana Claudia Silva e Rosângela Santos foram bem nas semifinais e garantiram lugar entre as oito melhores. E Rosângela ficou perto do pódio. Ela terminou a prova com o tempo de 11s04, repetindo sua melhor marca da carreira e cruzou em quarto lugar, atrás da jamaicana Sherone Simpson (10s95), ouro; da equatoriana Angela Tenório (10s99), prata; e da norte-americana Barbara Pierre (11s01). Ana Claudia Silva, com o tempo de 11s15, terminou em sétimo.
 
“Estou decepcionada comigo. Eu sabia que tinha condições de fazer abaixo do meu melhor, estava pronta para isso, mas não fiz. O erro é meu, as meninas correram mais, e agora vou treinar para tentar ajudar o revezamento (4 x 100m) a ganhar uma medalha”, afirmou Rosângela, entre lágrimas.
 
“Tentei correr abaixo dos 11 segundos e infelizmente eu não consegui”, disse Ana Cláudia Silva. “Mas a temporada ainda não acabou. Ainda tem o Mundial e vou continuar treinando e trabalhando duro. Um fato legal de ressaltar é que a menina do Equador (AngelaTenorio) bateu o meu recorde sul-americano (10s99), correu com vento válido, e isso é bom para o esporte. Ganhar e perder faz parte. Hoje eu não saí vitoriosa, mas tenho que continuar trabalhando. As coisas acontecem quando a gente trabalha e vai chegar a minha vez”, continuou.
 
No arremesso de peso feminino, Geisa Arcanjo foi a nona. Entre os homens, no arremesso de martelo, Wagner Domingo foi o quarto (73m74) e Allan Wolski terminou em quinto (72m72). O ouro ficou com o norte-americano Kibwe Johnson (75m46). A prata foi para o cubano Roberto Janet (74m78). O bronze foi para o norte-americano ConnorMcCullough (73m74).
 
Fabiana Murer
A quinta-feira promete um confronto de altíssimo nível no salto com vara feminino, em que o Brasil estará representado pela bicampeã da Diamond League (2010 e 2014) Fabiana Murer. Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011, a brasileira terá como principais rivais a norte-americana Jennifer Suhr, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e prata nos Jogos de Pequim 2008 e vice-campeã mundial em 2013; e a cubana Yarisley Silva, prata em Londres 2012, bronze no Mundial de 2013 e no Pan do Rio 2007, e ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. “Vai ser muito difícil. Vai ser uma prova do nível de um Mundial”, resumiu Fabiana Murer, que demonstrou confiança. “Estou bem. Fiz bons treinos e estou fazendo uma boa temporada”, ressaltou.
 
Carlos Eduardo Cândido e Luiz Roberto Magalhães - brasil2016.gov.br, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla