Ministério do Esporte Projetos de participação beneficiam 150 mil pessoas em sete capitais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projetos de participação beneficiam 150 mil pessoas em sete capitais

No Brasil já são 150 mil atletas de participação, que no ano passado praticaram várias atividades esportivas, em sete capitais, todas com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). As ações incentivam a qualidade de vida e a inclusão social, além de proporcionar o esporte e a saúde por meio da Sociedade Cooperativa de Trabalho dos Atletas e Profissionais da Área do Esporte (Cooper), com sede em São Paulo.

“A Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para a existência de todos esses projetos, que têm como objetivo aumentar cada vez mais o número de adeptos e de cidades atingidas. Os projetos são focados em atleta de alta performance e todos se destacam por praticarem uma atividade física”, ressaltou o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte do Ministério do Esporte, Paulo Vieira.



São cinco projetos, que juntos, levaram atividades esportivas às capitais de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Um deles - o Pedalar - passeio ciclístico diurno incentiva a prática e o uso da bicicleta, uma forma de divertir, poupar dinheiro, economizar combustível, apreciar a natureza, evitar congestionamento e adquirir mais equilíbrio.

“A prática do ciclismo se faz presente na vida das pessoas de várias formas, seja para curtir o lazer com a família no fim de semana, seja como prática de exercícios e até mesmo como meio de transporte”, afirmou a coordenadora do projeto, Patrícia Dantas.

Segundo a coordenadora do projeto, todas as atividades tiveram grande destaque pelo número de participantes atingidos, grande visibilidade e apoio das cidades envolvidas.  O Pedalar e o Night Riders (corrida noturna) mostraram que as atividades ciclísticas crescem cada vez mais, pois as pessoas estão muito mais preocupadas com a saúde, e também com a mobilidade urbana e a sustentabilidade.

Em 2014, cerca de 40 mil pessoas, em sete cidades, participaram do Pedalar; e 15 mil nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília compareceram nos passeios ciclísticos noturnos. A corrida feminina - Lotus - que aconteceu em setembro e novembro nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, contou com a participação de 6 mil pessoas; e a City Walk, no Rio de Janeiro e São Paulo, contou com a participação de 8 mil pessoas. A caminhada é destinada a atletas e simpatizantes da modalidade, adolescentes, adultos e idosos.



Para o público feminino o projeto Lotus incentiva também corredores de diferentes níveis técnicos com a realização de corrida de rua para mulheres. Já o Night Run Twist - corrida noturna - promove e contribui para o fortalecimento e crescimento do esporte no Brasil. A iniciativa incentiva a prática da modalidade com segurança, além de valorizar e ser uma maneira de relacionamento da população por meio do esporte e lazer. Há também a City Walk destinada a pessoas sedentárias de ambos os sexos que querem começar a praticar alguma atividade física.

Este ano, as atividades continuam em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Nas outras capitais os eventos vão acontecer de dois em dois anos. No estado de São Paulo, a Night Run Twist inicia no dia 21 de fevereiro, em Jundiaí, a programação de 2015, que prossegue nos dias 28 de fevereiro em São Caetano; 7 de março em Sorocaba; 14 de março em Bauru; 21 de março em Araraquara, e 28 de março, em São José dos Campos.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla