Ministério do Esporte Mar Del Plata, na Argentina, receberá em novembro Jogos Sul-Americanos Escolares 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mar Del Plata, na Argentina, receberá em novembro Jogos Sul-Americanos Escolares 2013

A cidade de Mar Del Plata, na Argentina, está pronta para receber a 19ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2013, de 21 a 28 de novembro. O Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) participaram entre os dias 13 a 15 de agosto de uma reunião técnica do Conselho Sul Americano de Desporto Escolar (Consude) para definir as ações e organização dos Jogos.

Segundo a coordenadora de Jogos e Eventos da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social (Snelis), Joslea Silva Rodrigues, a competição destina-se a alunos de 12 a 14 anos, e conta com as modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

A novidade é que o Ministério do Esporte propôs, durante a reunião, que as modalidades futsal e judô se tornem obrigatórias a partir do próximo ano, já que são opcionais e sempre ficam a critério do país anfitrião inseri-las ou não na programação dos jogos. Este ano o Comitê Organizador Argentino decidiu retirar o judô da competição.

"Justificamos que o futsal e o judô já são praticados por vários países da América do Sul, e sua obrigatoriedade nos jogos é um incentivo para maior difusão dessas modalidades na escola", afirma Joslea. A proposta será analisada e colocada em votação na Assembleia Geral do Consude, durante os jogos.

Além da reunião, foram feitas visitas às instalações esportivas que serão utilizadas durante os Jogos. A delegação brasileira terá 194 participantes. Durante o evento o Brasil apresentou aos países presentes (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela) a Gymnasiade - Jogos Mundiais Escolares, que será em Brasília, de 27 de novembro a 4 de dezembro deste ano.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla