Ministério do Esporte Ministério lança plano com foco na qualidade de vida e na economia de recursos naturais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério lança plano com foco na qualidade de vida e na economia de recursos naturais

 
Promover a sustentabilidade ambiental, social e econômica na administração pública. Esse é o objetivo do Plano de Logística Sustentável, lançado pelo Ministério do Esporte nesta terça-feira (06.11). A iniciativa integra o projeto interministerial “Esplanada Sustentável”, instituído pelo Decreto nº 7.746/2012 e gerenciado pelos ministérios do Planejamento, do Meio Ambiente, de Minas e Energia e do Desenvolvimento Social. 
 
Entre as propostas estão a melhora da qualidade dos gastos públicos, a gestão integrada dos resíduos recicláveis e o estímulo ao consumo racional de recursos naturais, além do aprimoramento da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para isso, e em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, o Ministério do Esporte inaugurou também uma Sala de Convivência para os prestadores de serviço.,
 
Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME
 
“A gente resolveu criar a Sala de Convivência para uma maior adesão dos nossos funcionários. Aqui fica um espaço para a gente apresentar as ideias e para transformarmos o conceito de sustentabilidade em algo mais atrativo”, explica Marcela Saliba, coordenadora de contratos e licitações da Coordenação Geral de Recursos Logísticos (CGRL) e do Departamento de Gestão Interna (DGI). “A nossa ideia é conscientizar. Com pequenas ações, a gente consegue grandes ganhos”, acredita.
 
O ministro Leandro Cruz participou do evento e elogiou as propostas. “Ao mesmo tempo que a gente convoca os funcionários do Ministério do Esporte para terem uma ação mais proativa na defesa do meio ambiente, nós chamamos também para ter uma interação maior na sua melhor qualidade de vida dentro do ministério”, destaca. “Com esse passo, o ministério assume sua responsabilidade social com o meio ambiente”, afirma.
 
De acordo com o secretário executivo Fernando Avelino, o projeto é de grande importância. “Esse projeto é muito bonito da nossa gestão, mas necessita de todo o comprometimento do corpo técnico do ministério”, pondera. Para atrair ainda mais a participação dos funcionários, foram promovidas também atividades relacionadas aos cuidados com a saúde e o corpo, como aferição de pressão ocular e de glicemia, tênis de mesa e oficina da beleza.
 
Daniele Pereira, servidora do Senado, e Cláudia Pato, professora doutora da Universidade de Brasília (UnB). Foto: Francisco Medeiros/MEDaniele Pereira, servidora do Senado, e Cláudia Pato, professora doutora da Universidade de Brasília (UnB). Foto: Francisco Medeiros/ME
 
Palestras
O lançamento do plano contou ainda com duas palestras sobre sustentabilidade para os servidores e colaboradores da pasta. “Sustentabilidade é um conceito sistêmico. A gente não pode considerar apenas um aspecto, mas, sim, toda a sua complexidade e suas múltiplas dimensões”, ensina Cláudia Pato, professora doutora da Universidade de Brasília (UnB) em educação ambiental.
 
“Não tem como continuar assegurando a nossa própria vida e a do planeta se continuarmos a ter processos de produção e consumo insustentáveis”, alerta. “Já há um reconhecimento de que a crise não é só lá fora, ecológica ou ambiental, mas é também social, humanitária. Por isso a sustentabilidade emerge com tanta força para tentar reverter esse processo”, completa a professora, explicando que a transformação deve começar em cada um para, então, impactar o meio ambiente.
 
Daniele Pereira, servidora e integrante do Plano de Logística do Senado Federal, também alertou para práticas e hábitos do dia a dia. “Sustentabilidade significa revisão das nossas práticas e dos nossos processos organizacionais. O Plano de Gestão de Logística Sustentável traz a necessidade mudança. Quando começo a tratar de bem público, eu começo a ter a postura diferente”, conta. “A gente precisa parar e pensar se realmente a gente precisa de uma caneta a mais ou um post-it para todos os lados. Isso é sustentabilidade na organização pública”, explica.
 
Planos de Logística Sustentável (PLS)
Os Planos de Logística Sustentável (PLS) no âmbito da Administração Pública Federal são ferramentas de planejamento que permitem aos órgãos ou entidades estabelecer práticas de sustentabilidade e de racionalização de gastos e processos. Assim, o plano segue cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação de servidores; e licitações sustentáveis.
 
Ascom – Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla