Ministério do Esporte Parceria dos ministérios do Esporte e da Defesa pode servir de modelo para projeto em Cabo Verde
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Parceria dos ministérios do Esporte e da Defesa pode servir de modelo para projeto em Cabo Verde

Foto: Willy Malheiros/MEFoto: Willy Malheiros/ME

No segundo dia de visita oficial ao Brasil, o ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio, conheceu nesta quarta-feira (17.10) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, o Programa Forças no Esporte (Profesp)/Segundo Tempo. A parceria iniciada em 2003 entre os ministérios da Defesa e do Esporte oferece atividades esportivas e culturais a crianças e adolescentes de comunidades carentes, prioritariamente estudantes de escolas públicas.

O núcleo visitado pela delegação africana – além do ministro, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, e o cônsul honorário no Rio, Pedro António Santos – fica no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), da Marinha. Há atividades de futebol, caratê, taekwondo, handebol, atletismo, vela, remo e canoagem, além de aulas de música e inglês. No bairro da Ilha do Governador, são atendidos 512 jovens de 6 a 17 anos. Desde a criação do programa, são mais de 130 mil beneficiados, em todas as regiões do país.

O ministro do Esporte do Brasil, Leandro Cruz, acompanhou o colega cabo-verdiano na visita às instalações da Marinha. Recebidos pelo vice-almirante fuzileiro naval César Lopes Loureiro e pelo contra-almirante fuzileiro naval Carlos Chagas, comandante do CIASC, eles assistiram a jogos de futebol e de handebol do 1º Campeonato Regional dos Núcleos do Profesp/Segundo Tempo. Também conferiram apresentações da orquestra e do coral que reúnem oficiais da Marinha e alunos do Profesp.

Ministro Fernando Elísio recebe homenagem de aluno do Profesp/Segundo Tempo (Foto: Paulo Rossi/ME)Ministro Fernando Elísio recebe homenagem de aluno do Profesp/Segundo Tempo (Foto: Paulo Rossi/ME)

Processo histórico

A ocasião foi duplamente especial para Fernando Elísio. Ele pode conversar com cabo-verdianos que fazem atualmente o curso de sargentos do CIASC e revelou a intenção de replicar em seu país o programa social realizado pelos ministérios do Esporte e da Defesa – o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional da Juventude também colaboram no projeto. “Iniciamos hoje um processo que pode ser histórico na relação entre Brasil e Cabo Verde: aproveitar as Forças Armadas para transformar cidadãos. E colaborar para sermos cada vez mais países irmãos no espaço da língua portuguesa”, afirmou o ministro. 

Leandro Cruz destacou o trabalho das Forças Armadas, em geral, e da Marinha, em particular: “Sem esquecer a rigorosa e necessária formação do fuzileiro naval, neste mesmo centro somos capazes de transformar a vida de crianças e adolescentes”. Ao confirmar que deve viajar ao país da costa ocidental da África em novembro como retribuição, o ministro brasileiro completou: “Podemos ajudar Cabo Verde a construir essa integração das Forças Armadas com os projetos socioesportivos. Ajudar na formação e na transformação de sua juventude”.

Depois de conhecer parte do legado olímpico do Rio de Janeiro na terça-feira (16.10), com visitas ao Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e ao Parque Olímpico da Barra, a delegação cabo-verdiana segue nesta quinta (18.10) para Fortaleza, onde terá agenda no Centro de Formação Olímpica e Paralímpica (CFO) e no Estádio Castelão.

Flickr do Ministério do Esporte: galeria de fotos

Visita do ministro do Esporte de Cabo Verde ao Rio de JaneiroVisita do ministro do Esporte de Cabo Verde ao Rio de Janeiro

Paulo Rossi, do Rio de Janeiro - Ministério do Esporte

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla