Ministério do Esporte Seleção Sub-20 participa da III Clínica de Futsal Feminino na Universidade Católica de Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção Sub-20 participa da III Clínica de Futsal Feminino na Universidade Católica de Brasília

A seleção brasileira sub-20 de futsal feminino participou nesta semana, na Universidade Católica de Brasília (UCB), da 3ª Clínica de Futsal Feminino. A ação, fruto de parceria do Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), promove treinamentos para as jogadoras da seleção brasileira, geralmente próximos de competições importantes, e, ao mesmo tempo, oferece cursos, palestras e oficinas gratuitos para profissionais da área, com a participação da comissão técnica da equipe nacional. Nesta edição da Clínica, as atletas do Brasil puderam utilizar os modernos equipamentos do LAFIT (Laboratório de Avaliação Física e Treinamento) da UCB.

Foto: Rafael Brais/MEFoto: Rafael Brais/ME

Outras duas edições da Clínica de Futsal Feminino já foram realizadas desde o ano passado. Em novembro de 2017, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, as meninas do Brasil passaram por uma semana de treinos preparatórios para a Copa América do Uruguai e participaram de ações direcionadas ao público em geral, a professores e a alunos da rede pública de ensino. Na época, a seleção sagrou-se campeã da Copa América. Em março de 2018, a clínica ocorreu nas estruturas da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), no Rio Grande do Sul, e terminou com o amistoso entre Brasil e Paraguai.

Foto: Rafael Brais/MEFoto: Rafael Brais/ME

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo (à direita na foto), explicou que a Clínica de Futsal Feminino foi uma iniciativa do Ministério do Esporte em parceria com a CBFS. “A ideia é que durante um turno as atletas se preparem para campeonatos importantes, como está acontecendo agora, elas vão para o Sul-americano Sub-20 no Chile, e no contraturno, as atletas e a delegação passarem o conhecimento para os profissionais da área. E acredito que a gente vem alcançando os resultados esperados”, afirmou.

Argôlo relembrou o sucesso das primeiras edições e destacou a utilização da moderna estrutura da Universidade Católica na 3ª Clínica. “Ficamos encantados com a estrutura que encontramos aqui. O LAFIT (Laboratório de Avaliação Física e Treinamento) está possibilitando a essas atletas uma avaliação diferenciada, com equipamentos de última geração. Foi uma surpresa muito boa e a gente pretende estar em parceria com a Universidade para desenvolver outros projetos aqui”, destacou.

Para Márcio Coelho, treinador da seleção sub-20 e auxiliar técnico da seleção adulta, uma preparação como a proporcionada pela Clínica é muito importante, em vários aspectos. “Primeiro, por poder ficar esse tempo com o grupo. A gente tem uma metodologia de trabalho, um modelo de jogo que já está implantado, nas seleções sub-20 e na adulta, onde eu e o (Wilson) Sabóia trabalhamos juntos. E com esses treinos a gente consegue trabalhar muito em cima disso”, comentou. Além disso, afirma Coelho, a preparação no contexto de clínica oferece uma oportunidade para acadêmicos, treinadores, desportistas, para todos apaixonados por futsal. “No futsal é uma iniciativa inédita, de uma clínica aberta com uma seleção treinando e pessoas poderem acompanhar, filmar. É muito importante para a gente também pode passar nossa metodologia. São muitos os fatores positivos nesse contexto de preparação”, finalizou.

Foto: Rafael Brais/MEFoto: Rafael Brais/ME

Aniversário

A viagem para a 3ª Clínica de Futsal Feminino foi o presente de aniversário do estudante pernambucano Roni Silva (foto), que cursa o Educação Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus de Vitória de Santo Antão. Silva é um apaixonado por futsal desde o tempo do colégio. “Costumo dizer que não fui eu quem escolheu o futsal, o futsal que me escolheu”, resumiu.

Silva sempre busca qualificação na modalidade por meio de informações em portais de entidades esportivas. “E através do site da CBFS eu encontrei a inscrição para a Clínica. Fui selecionado dois dias antes do meu aniversário e fiquei muito feliz. Aproveite e falei para o pai e minha mãe ‘a viagem é o meu presente’”, lembrou. “Participar disso tudo é muito gratificante para mim porque é de extrema importância estar me qualificando e disseminando conhecimento. Minha avaliação é muito positiva. Foi um maravilhoso presente”, completou.

Flickr do Ministério do Esporte: galeria de fotos

3ª Clínica de Futsal Feminino - UCB3ª Clínica de Futsal Feminino - UCBRafael Brais – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla