Ministério do Esporte Ministro do Esporte participa do Congresso Brasileiro de Clubes no interior de São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte participa do Congresso Brasileiro de Clubes no interior de São Paulo

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, participou, na noite de domingo (29), da cerimônia oficial de abertura do Congresso Brasileiro de Clubes, em Campinas (SP). O congresso é o principal evento para o segmento de clubes no país ao reunir grande número de representantes de entidades filiadas em três dias de palestras, debates e fóruns. O encontro visa capacitar gestores para tornar as entidades cada vez mais profissionais.

Ministro Leandro Cruz e o presidente da Fenaclubes Arialdo Boscolo. Foto: Francisco Medeiros/MEMinistro Leandro Cruz e o presidente da Fenaclubes Arialdo Boscolo. Foto: Francisco Medeiros/ME

“Os clubes brasileiros são os grandes responsáveis por construir o esporte de alto rendimento no Brasil. E não apenas isso. Também são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades sociais e culturais, como importante ponto de encontro de jovens e adultos”, disse o ministro. “Por isso, a realização desse congresso é tão importante para garantir a permanente capacitação dos gestores e a profissionalização da gestão”, defendeu.

O Congresso Brasileiro de Clubes é realizado pela Confederação Brasileira de Clubes (Fenaclubes), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Nesta edição, três clubes centenários foram homenageados: Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro (RJ), Sociedade Morgenau, de Curitiba (PR), e o Clube Campineiro de Regatas e Natação, o Vermelhinho, de Campinas (SP). “Os clubes não são só esporte. Mas atividades culturais, sociais e de lazer de Norte a Sul do país”, disse o presidente da Fenaclubes, Arialdo Boscolo.

Cartilha de Governança em Entidades Esportivas
A governança das entidades esportivas também foi tema do congresso. O diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento, Raimundo Neto, fez uma apresentação da Portaria n° 115/2018, que estabeleceu que as entidades do Sistema Nacional do Desporto devem ter gestão transparente (dados econômicos e financeiros, contratos, patrocinadores, direitos de imagem e etc) e garantir aos associados e filiados acesso irrestrito aos dados relativos à prestação de contas e de gestão, com publicação anual de relatórios.

Na palestra, Neto destacou as regras básicas de governança e de responsabilidade do gestor de acordo com as leis do Profut e de anticorrupção e apresentou a Cartilha de Governança em Entidades Esportivas, lançada pelo Ministério do Esporte no mês de março deste ano. “O modo de fazer a gestão pública no Brasil está mudando e esse momento também já chegou ao esporte”, disse Neto.

Formação de atletas
A partir da regulamentação da Lei Pelé e de portaria do Ministério do Esporte, em 2014, o CBC passou a descentralizar os recursos recebidos diretamente das loterias e concursos de prognósticos da Caixa, para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos.

Entre 2014 e 2017, foram publicados sete editais, com repasse de quase R$ 223 milhões aos clubes, totalizando 162 parcerias, atingindo mais de 123 mil beneficiados. O 7° edital prevê a realização de 248 Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI) em diversas modalidades, para o ciclo olímpico e paralímpico 2017-2020. Já foram realizadas 55 competições, de norte a sul do país, permitindo troca de experiências, aprimoramento e desenvolvendo o esporte de base.

Ascom – Ministério do Esporte
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla