Ministério do Esporte Inscrições abertas para os Prêmios de Pesquisa e de Extensão da ABCD
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Inscrições abertas para os Prêmios de Pesquisa e de Extensão da ABCD

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Prêmio de Pesquisa e do Prêmio de Extensão promovidos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

As iniciativas têm como objetivo ampliar o engajamento de estudantes e pesquisadores, principalmente dos cursos de educação física, em relação ao tema dopagem no esporte e os perigos que essa prática traz para a saúde.

Em mesa-redonda durante 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil, atletas reforçaram que a ética e a sensação de conquistar resultados com esforço e sem optar por atalhos é gratificante. Foto: Abelardo Mendes Jr/MEEm mesa-redonda durante 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil, atletas reforçaram que a ética e a sensação de conquistar resultados com esforço e sem optar por atalhos é gratificante. Foto: Abelardo Mendes Jr/ME

De acordo com os editais que já foram publicados para tratar das premiações, os projetos devem ser construídos tendo como base ações educativas sobre o uso de substâncias e/ou métodos proibidos nos esportes e também devem abranger a prevenção e conscientização sobre os riscos do uso dessas mesmas substâncias na prática de exercícios físicos.

Os projetos escolhidos com base nas regras dos editais serão encaminhados para representar a ABCD junto ao edital da UNESCO no ano de 2018, que seleciona periodicamente projetos para serem financiados pelo Fundo para a Eliminação da Dopagem no Desporto.

No dia 28 de junho, a ABCD promoveu, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, o 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre atletas, representantes de faculdades, confederações e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF), e na ocasião discutiu-se, entre outros temas, os valores éticos do esporte e o trabalho desenvolvido pelo Brasil na luta contra a dopagem, sobretudo a partir da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O objetivo da ABCD é que o tema dopagem seja incluído na grade curricular dos cursos de educação física no país, de modo que os profissionais que atuarão junto aos praticantes de esporte no Brasil estejam preparados para lidar com o tema e possam, assim, ampliar o combate ao uso de sustâncias ou métodos proibidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

“A ABCD tem uma expectativa muito grande de adesão dos pesquisadores e extensionistas das faculdades de educação física de todo o Brasil aos prêmios que lançamos”, ressalta o diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini. “O objetivo é promover a informação e a educação acerca da dopagem no esporte. A participação no 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil superou nossas expectativas e esperamos que isso possa acontecer agora com os Prêmios de Pesquisa e de Extensão”, encerra o dirigente.

Nos links abaixo os interessados podem acessar a íntegra dos editais, que trazem os formulários de inscrição:

» Edital nº 01/2017 de Pesquisa em Esporte, Educação e Dopagem
» Edital nº 02/2017 de Extensão em Esporte, Educação e Dopagem

Luiz Roberto Magalhães – Ministério do Esporte
 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla