Ministério do Esporte Wada elogia ações educativas contra dopagem promovidas pela ABCD
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Wada elogia ações educativas contra dopagem promovidas pela ABCD

O trabalho desenvolvido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) nas ações educativas para o combate à dopagem obteve o reconhecimento da Wada (Agência Mundial Antidopagem). Nesta semana, a diretora do Escritório Regional Latino-Americano da agência, María José Pesce Cutri, enviou à ABCD elogio como resposta ao relatório de atividades do órgão no último trimestre, encaminhado a ela. “A ABCD está fazendo um bom trabalho em educação”, disse a diretora. 
 
Jovens atletas abraçam a campanha antidopagem durante Paralimpíadas Escolares. Foto: Divulgação/ABCDJovens atletas abraçam a campanha antidopagem durante Paralimpíadas Escolares. Foto: Divulgação/ABCD
 
A ABCD participou ativamente das duas etapas – de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos – dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, nos meses de setembro e novembro de 2016, respectivamente, com a campanha de conscientização “#SouMaisEu – Diga sim ao jogo limpo”, contra o uso de drogas e substâncias ilegais em competições. 
 
Na capital paraibana os jovens competidores receberam kits com informações sobre o controle antidopagem, como ele é feito, e como as crianças e atletas podem se engajar nesta luta pelo jogo limpo no esporte. Os participantes puderam ver de perto frascos em que são coletadas as amostras de sangue e urina, formulários de notificação e de autorização de uso terapêutico e conversar com os agentes da ABCD sobre a questão do doping.
 
Durante as Paralimpíadas Escolares, evento que reuniu jovens de 12 a 17 anos, em São Paulo, também em novembro, a ABCD, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, efetivou ações de educação, informação e prevenção, por meio de explicações a cerca de 700 participantes sobre a antidopagem.
 
O principal objetivo da participação do órgão foi difundir e reforçar a construção da cidadania e da ética no esporte, por meio de atividades educativas que ajudam a consolidar esses valores e conceitos.  
 
As ações de informação e educação da Autoridade Brasileira estiveram presentes ainda em seminários com o Comitê Brasileiro de Clubes (antiga Confederação Brasileira de Clubes), em que firmou-se acordo de cooperação para desenvolver ações conjuntas para disseminar no meio esportivo a importância do jogo limpo. A participação da ABCD no Congresso Brasileiro de Clubes, para estreitar relações com clubes sociais, também foi ponto de destaque no relatório de atividades. 
 
Ascom – Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla