Ministério do Esporte Brasileiro de Lutas revela geração promissora para próximo ciclo olímpico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasileiro de Lutas revela geração promissora para próximo ciclo olímpico

O Campeonato Brasileiro de Wrestling Sênior 2016 apresentou no último fim de semana, no ginásio da Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ), os campeões nacionais deste ano. De quebra, o torneio revelou uma nova geração, promissora para os próximos ciclos olímpicos. Nos três estilos do esporte: greco-romano, feminino e livre masculino, jovens atletas venceram rivais mais experientes, prometendo elevar o patamar do Brasil na modalidade no cenário internacional. Dos 24 campeões, dez possuem menos de 23 anos de idade.

Gracyenne Helena, de azul, tem 22 anos e foi o destaque na categoria até 53 Kg. Foto: Renato Sette/ arquivo CBWGracyenne Helena, de azul, tem 22 anos e foi o destaque na categoria até 53 Kg. Foto: Renato Sette/ arquivo CBW

“É muito gratificante ver o trabalho das federações estaduais e o crescimento de atletas que começaram nas faixas etárias iniciantes chegarem à categoria sênior (adulta) e conquistarem títulos tão jovens. Em 2012, o Wrestling entrou nos Jogos Escolares e esta geração já começa a dar frutos. Temos que fortalecer ainda mais este trabalho da base em âmbito nacional para gerar ainda mais talentos e gerações como esta que já demonstra resultados”, explicou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling.

No wrestling feminino, os destaques ficaram por conta de Gracyenne Helena (22 anos) até 53kg, Brenda Palheta (19 anos), até 58kg, e Thais Oliveira (18 anos) até 75kg. Giullia Penalber (23 anos), já uma realidade, conquistou mais um título. Três das quatro atletas que disputaram os Jogo Olímpicos, Lais Nunes, Gilda Oliveira e Aline Silva não disputaram o torneio. Já Joice Silva, única representante olímpica a lutar, conquistou seu 14º título na carreira.

Calebe Correa, 19 anos, foi campeão na categoria até 59 Kg. Foto: Renato Sette/ arquivo CBWCalebe Correa, 19 anos, foi campeão na categoria até 59 Kg. Foto: Renato Sette/ arquivo CBW

Já no estilo greco-romano, os destaques foram Calebe Correa, 19 anos, Joílson Júnior 18 anos, campeões nas categorias até 59kg e 71kg, respectivamente. Kenedy Pedrosa e Wanderson Mendes, ambos com 22 anos, levaram o ouro nas categorias até 66kg e até 80kg. No estilo livre masculino, o estado do Amazonas levou quatro medalhas de ouro. David Moreira (19 anos) até 61kg foi o destaque da delegação amazonense. O carioca Pedro Rocha (23 anos), vencedor da categoria até 74kg em 2015,  e foi  para divisão de peso até 86kg e conseguiu o primeiro lugar também na nova categoria.

Na premiação por equipes, o Rio de Janeiro venceu no estilo greco-romano e no wrestling feminino. Já o troféu no estilo livre ficou com o Amazonas. Os atletas se preparam agora para duas competições no mês de novembro. A primeira será o sul-americano de 16 a 19 em Cartagena, na Colômbia. A segunda é a Copa Brasil Internacional de 25 a 27.

Lista dos campeões:

ESTILO GRECO-ROMANO
Categoria até 59kg- Calebe Correa (SP)
Categoria até 66kg - Kenedy Pedrosa (AM)
Categoria até 71kg- Joílson Júnior (RJ)
Categoria até 75kg- Ângelo Moreira (MG)
Categoria até 80kg- Wanderson Mendes (GO)
Categoria até 85kg- Ronisson Brandão (SP)
Categoria até 98kg- Davi Albino (RJ)
Categoria até 130kg- Hugo Cunha (RJ)

WRESTLING FEMININO
Categoria até 48kg - Susana Santos (RJ)
Categoria até 53kg - Gracyanne Helena (RJ)
Categoria até 55kg - Giullia Penalber (RJ)
Categoria até 58kg - Brenda Palheta (AM)
Categoria até 60kg - Joice Silva (RJ)
Categoria até 63kg - Dailane Gomes (DF)
Categoria até 69kg - Camila Fama (SP)
Categoria até 75kg - Thais Oliveira (RJ)

ESTILO LIVRE
Categoria até 57kg - Filipe Esteves (BA)
Categoria até 61kg - David Moreira (AM)
Categoria até 65kg - Lincoln Messias (CE)
Categoria até 70kg - Lucas Machado (AM)
Categoria até 74kg -Tasso Alves (AM)
Categoria até 86kg - Pedro Rocha (RJ)
Categoria até 97kg - Leonardo Lucio (MG)
Categoria até 125kg - Paulo Victor Santos (AM)

Fonte: Confederação Brasileira de Wrestling

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla