Ministério do Esporte Brasil conquista 26º título do Sul-americano de Basquete Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista 26º título do Sul-americano de Basquete Feminino

A seleção brasileira feminina de basquete conquistou nesta quinta-feira (26.05), na Venezuela, seu 26º título do Campeonato Sul-americano, o 16º consecutivo. Na final da competição, disputada na cidade de Barquisimeto, a equipe comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa derrotou as donas da casa por 94 a 75 (55 a 25 no primeiro tempo) para ser campeã invicta. A medalha de bronze ficou com a Colômbia, que derrotou a Argentina por 59 a 55 na disputa pelo terceiro lugar.

Foto: COBFoto: COB

MVP do Sul-americano, Iziane Marques foi a cestinha da decisão, com 20 pontos, além de dois rebotes, quatro assistências e uma recuperação de bola. "Não demos chance para as venezuelanas e construímos uma vantagem desde o primeiro quarto. Estou muito feliz por ter ajudado o Brasil a manter a hegemonia continental. Vimos nesse Sul-americano uma grande evolução de outras seleções e já não é tão fácil ganhar. Mas conseguimos com nosso trabalho superar os adversários", comentou a ala Iziane.

Aos 71 anos, o técnico Antonio Carlos Barbosa sagrou-se campeão sul-americano adulto pela nona vez invicto em dez competições disputadas, e soma 57 vitórias em 58 partidas. "Fizemos um primeiro tempo perfeito e abrimos 30 pontos (55 a 25). Mas é muito difícil você manter o mesmo ritmo e intensidade os 40 minutos. No segundo tempo permitimos que a Venezuela crescesse no jogo e méritos para elas por essa evolução. Mas já era uma situação consolidada e novamente as 12 jogadoras tiveram a oportunidade de atuar. O mais importante foi ser campeão e esse meu nono título sul-americano é muito gratificante. É uma nova emoção, é sempre honroso para mim fazer parte da seleção brasileira e ser reconhecido", analisou Barbosa.

O Campeonato Sul-americano da Venezuela classificou os quatro primeiros colocados (Brasil, Venezuela, Colômbia e Argentina) para a Copa América/ Pré-Mundial de 2017, que garantirá três países no Campeonato Mundial da FIBA de 2018.

A seleção brasileira feminina de basquete disputou o Campeonato Sul-americano com:

4 - Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 25 anos – 1,76m – Maranhão Basquete (MA) – SP
5 - Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 24 anos – 1,72m – Uninassau/América (PE) – SP
6 - Joice Cristina de Souza Rodrigues – Armadora – 29 anos – 1,76m – Corinthians/Americana (SP) – SP
7 - Palmira Cristina Marçal – Ala –31 anos – 1,78m –Sampaio Basquete (MA) – SP
8 - Iziane Castro Marques – Ala – 34 anos – 1,82m – Sampaio Basquete (MA) – MA
9 - Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 30 anos – 1,79m – Basketball Santo André (SP) – SP
10 - Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 25 anos – 1,81m – Uninassau/América (PE) – SP
11 - Soeli Garvão Zakrzeski (Êga) – Pivô – 38 anos – 1,88m – Maranhão Basquete (MA) – PR
12 - Karina da Silva Jacob – Pivô – 30 anos – 1,85m – Sampaio Basquete (MA) – RJ
13 - Nádia Gomes Colhado – Pivô – 27 anos – 1,95m – Sampaio Basquete (MA) – SP
14 - Gilmara Justino – Pivô – 35 anos – 1,83m – Corinthians/Americana (SP) – SP
15 - Kelly Santos Muller – Pivô – 36 anos – 1,93m – Uninassau/América (PE) – SP

Fonte: COB

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla