Ações e Programas

Secretaria Especial do Esporte

A Secretaria Especial do Esporte tem a função de assessorar o Ministério da Cidadania na supervisão e coordenação da política nacional de desenvolvimento da prática esportiva. Nessa missão, desenvolve e implementa ações de inclusão social por meio do esporte, com a perspectiva de garantir à população o acesso gratuito a atividades físicas, qualidade de vida e desenvolvimento humano. Em outra frente, é dever da secretaria garantir o desenvolvimento de políticas e incentivos para o esporte de alto rendimento.

O Bolsa Atleta, a Lei de Incentivo ao Esporte, o programa Segundo Tempo, o Forças no Esporte, a gestão do legado olímpico e o controle de dopagem estão entre os projetos e atribuições mais conhecidos da pasta. A coordenação e execução deles é conduzida por diferentes áreas.

A Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) formula e implementa programas esportivos-educacionais, de lazer e de inclusão social, em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal. Programas como Esporte e Lazer na Cidade, Vida Saudável, Forças no Esporte e Segundo Tempo beneficiam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, e dão ênfase à população de regiões com alta vulnerabilidade social.

A Secretaria de Alto Rendimento (SNEAR) executa ações para fortalecer o esporte competitivo e dar suporte aos atletas nacionais. Para isso, tem integração com diversas entidades esportivas, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e entidades que representam o desporto escolar e universitário. O Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio estatal do planeta, é uma das prioridades da SNEAR. 

A Secretaria de Futebol e Direitos do Torcedor busca o aprimoramento do futebol brasileiro, masculino e feminino, em conjunto com a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), além de incentivar a cultura de paz e de respeito aos direitos do torcedor. 

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), por sua vez, atua no combate à dopagem no esporte brasileiro, realizando testes de sangue e urina em atletas, além de executar ações de educação, prevenção e de inteligência para consolidar a consciência antidopagem e defender o direito dos atletas de participarem de competições esportivas livres de quaisquer formas de dopagem.