Ministério do Esporte Ministério do Esporte lança programa Futebol para Todos com meta de atender 100 mil pessoas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte lança programa Futebol para Todos com meta de atender 100 mil pessoas

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME
 
Com a missão de atender crianças, jovens e idosos por meio da prática do futebol amador nos diferentes cantos do país, o Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira (25.02), em Brasília, o programa Futebol para Todos. A ação vai garantir estrutura para realização de campeonatos amadores em diferentes municípios brasileiros, além de contribuir com a descoberta de novos craques que moram no interior do país.
 
O ministro do Esporte, George Hilton, frisou durante a cerimônia de lançamento que o programa vai valorizar as ligas amadoras e inspirar novos jogadores. “O futebol de base, em especial o amador, é mais do que inclusão social. Ele é também o momento de revelação de atletas. A maioria dos atletas que brilham atualmente no exterior e na seleção brasileira, tanto masculina quanto feminina, é oriunda de regiões carentes e que teve nos campos de várzea a oportunidade de ser descoberto”, lembrou George Hilton.
 
Voltado para municípios com população superior a 20 mil habitantes, o programa Futebol para Todos visa garantir condições mínimas para a prática da modalidade. A primeira fase do projeto atenderá dez municípios, beneficiando cerca de dez mil pessoas. A meta do Futebol para Todos é chegar a 100 mil pessoas.
 
Hilton acrescentou que ter uma política pública apoiando o futebol na base é uma estratégia para fortalecer a modalidade, para que a paixão nacional continue brilhando pelo mundo. “O poder público precisa ter a sensibilidade para garantir o direito de acesso ao futebol de forma gratuita. A grande maioria das famílias não tem condições de colocar os filhos em escolinha privada de futebol. Temos que preencher essa lacuna”, explicou o ministro.
 
O investimento nos projetos varia entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, com contrapartidas dos municípios. Pelo edital, cada projeto terá o prazo de seis meses de vigência e deverá conter a proposta de realização de um torneio ou campeonato, em que participem a partir de 32 equipes, ficando a cargo de cada entidade a escolha da categoria e disposição das equipes nas competições masculinas e femininas, devendo ter no mínimo oito equipes femininas.
 
Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME
 
A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, é um dos municípios que receberá o Futebol para Todos. O prefeito da cidade, João Cury Neto, parabenizou o governo federal pela iniciativa que, segundo ele, atinge o coração de cada um dos municípios brasileiros. “Muitas vezes as pessoas que praticam o futebol nas cidades não têm condições mínimas para desenvolver o futebol nos rincões dos municípios. O programa é um olhar diferenciado que visa desenvolver a inclusão social por meio do esporte, pois ele é voltado para a população excluída que não tem acesso a grandes campos de futebol e clubes esportivos”, disse.
 
A primeira fase do Futebol para Todos atenderá os morados dos municípios de Araranguá (SC), Botucatu (SP), Jales (SP), Novo Horizonte (SP), Osasco (SP), Oswaldo Cruz (SP), Caçador (SC), Rio Pardo (RS), Santo Angelo (RS) e Vila Velha (ES). A cerimônia de lançamento contou com a presença de atletas, parlamentares e gestores dos municípios.
 
O deputado federal e presidente da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, Márcio Marinho, lembrou que o programa servirá também como ferramenta de combate à criminalidade. “A maioria das crianças não tem espaço para praticar o futebol, que é o esporte mais acessível nas comunidades carente. Se não tiver o braço apoiador, criará a oportunidade das crianças serem cooptadas pelo crime organizado”, alertou o deputado.
 
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla