Ministério do Esporte Portaria Interministerial cria Grupo de Trabalho de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Portaria Interministerial cria Grupo de Trabalho de Futebol Feminino

Os ministérios do Esporte e das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e representantes de entidades do setor esportivo realizaram nesta terça-feira (01.12), em São Paulo, a primeira  reunião do Grupo de Trabalho de Futebol Feminino, que visa debater e sugerir iniciativas de estímulo ao desenvolvimento da modalidade. O GT foi instituído por Portaria Interministerial publicada hoje no Diário Oficial da União.

O Ministério do Esporte será representado no Grupo de Trabalho por Rogério Hamam, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor; por Romeu Carvalho de Castro, diretor do Departamento de Futebol Profissional; e por Mariléia dos Santos, a Michael Jackson,  coordenadora-geral de Futebol Profissional do Departamento de Futebol Profissional. Já o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos terá como membros Neuza Tito, secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Políticas do Trabalho e Autonomia das Mulheres; Beatriz Matte Gregory, coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres; e Luana Maíra Silva Vieira, assessora técnica da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, integram o GT representantes de instituições relevantes para a modalidade: Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Weysfied Mendes, da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS); Alim Rachid Maluf Neto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU); Antônio Hora Filho, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE); Ademar Fonseca Nogueira Júnior, ex-treinador das seleções de Futebol Feminino do Brasil e da Venezuela; Juliana Cabral, representando a Seleção Brasileira de Futebol Feminino; Tânia Maria Pereira Ribeiro, representando a Seleção Brasileira Militar; Modesto Roma Júnior, presidente do Santos Futebol Clube, representando os clubes de futebol; Heloisa Helena Baldy dos Reis, professora de Sociologia do Esporte da Universidade de Campinas (Unicamp).

De acordo com o secretário Rogério Hamam, o GT veio para se somar às ações adotadas pelo governo federal em apoio ao futebol feminino. "Tivemos um dia intenso de trabalho, discutindo temas importantes da modalidade, desde ações contra o preconceito, passando pela estruturação do futebol feminino escolar, universitário e alto rendimento. Foram elaboradas importantes propostas e a contribuição do grupo foi extramente valiosa", afirmou.

Para Tatau Godinho, da secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, o GT vai ampliar os horizontes do futebol feminino e trazer mais oportunidades para as mulheres em várias áreas. “Desde o esporte escolar até o alto rendimento elas estão reivindicando que o Brasil reconheça a garra das mulheres. Afinal já temos trazido vários prêmios para o país", disse.

Rafael Brais

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla