Ministério do Esporte Contrato oficializa Brasília como uma das cidades-sede do futebol nos Jogos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Contrato oficializa Brasília como uma das cidades-sede do futebol nos Jogos

Governador do DF, Rodrigo Rollemberg cumprimenta o diretor-executivo de Operações do Comitê Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira. Foto: Renato Araújo/Agência BrasíliaGovernador do DF, Rodrigo Rollemberg cumprimenta o diretor-executivo de Operações do Comitê Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O documento que oficializa Brasília como uma das sedes de partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi assinado nesta segunda-feira (16.11) pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. O termo de cooperação técnica entre Brasília e o Comitê Rio 2016 prevê a realização de jogos de futebol masculino e feminino no Estádio Mané Garrincha. O evento contou com a presença do secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogerio Hamam. 

O governador ressaltou a importância do evento para a cidade, lembrando que os Jogos Olímpicos vão trazer lucros à capital ao incentivar o comércio e o turismo. “É uma vocação local ser um grande centro cultural e esportivo. O mundo inteiro vai parar para ver Brasília”.

A secretária-adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, disse que já existem R$ 6 milhões para ajudar em reformas de quadras e de arquibancadas a serem usadas para treinos dos atletas. O campo de treinamento do Colégio Militar de Brasília, na Asa Norte — local escolhido com orientação do comitê por ser próximo do Mané Garrincha – será reformado para os Jogos.

Na cerimônia de assinatura do documento, o diretor-executivo de Operações do Comitê Rio 2016, general de divisão Marco Aurélio Vieira, explicou que, para abrigar os jogos de futebol, a cidade vai usar estruturas já existentes. "Será tudo feito de uma forma simples, será uma Olimpíada barata", destacou. "Vamos utilizar o mínimo de estrutura temporária possível."

Brasília receberá dez partidas válidas pelos torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, incluindo a estreia da Seleção Brasileira masculina, marcada para o dia 4 de agosto, às 16h, no Mané Garrincha. Além disso, a capital federal também vai receber um jogo válido pelas quartas de final do masculino e outro válido pelas quartas de final do feminino. As outras partidas são válidas pela fase de grupos dos torneios.

Diretrizes
Após a assinatura do termo de cooperação, o governador de Brasília recebeu representantes do Comitê Rio 2016 no Palácio do Buriti, para traçar diretrizes sobre a recepção dos Jogos na cidade. Entre os assuntos debatidos estavam o trajeto da tocha olímpica — que parte da capital brasileira para outras 82 cidades em 95 dias de revezamento —, parcerias orçamentárias entre os governos local e federal e o legado que será deixado após o evento. Foram discutidas ainda a necessidade de vistoriar a condição dos estádios para treinamento e a definição de quais melhorias precisam ser feitas para receber os jogadores em 2016.

Fonte: Agência Brasília
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla