Ministério do Esporte Santa Catarina fatura título do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Santa Catarina fatura título do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal

Foto: Seduce/GOFoto: Seduce/GO

As arquibancadas do ginásio principal do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, lotaram na manhã desta quinta-feira (12.11), para a decisão do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. Na quadra, disputa acirrada e emoção do início ao fim. Quem levou a melhor foi a Associação Female Futsal/ Unochapeco (SC). Com um gol em cada tempo, o time venceu a Unifor/ Nacional Gás (CE) por 2 a 0 e faturou o troféu da primeira edição do torneio.

Dos pés de Débora saiu o primeiro gol da partida. Ela inclusive foi eleita a melhor atleta da competição, levando o troféu individual para casa. Tatiane, a capitã do time de Santa Catarina, balançou as redes no segundo tempo e deu números finais à partida. “A gente sabe que o futsal feminino deu um passo gigantesco com a realização desse primeiro campeonato, todos os times têm qualidade, o nível da competição foi muito alto”, disse a capitã, de 28 anos.

Tatiane, aliás, terá pouco tempo para comemorar o título nacional. Na próxima semana, ela se apresenta à seleção brasileira, em Brasília. No final do mês, ela embarca com a delegação para a Guatemala, onde o Brasil buscará o hexacampeonato mundial. “Defendo a seleção há anos, já fui cinco vezes campeã. Nosso objetivo é dar sequência à hegemonia do Brasil, único campeão mundial feminino da modalidade”, projeta.

» Confira entrevista com o técnico da seleção e a lista de convocadas

Antes do jogo entre Santa Catarina e Ceará, houve a disputa do terceiro lugar. A Associação Cianortense de Futsal (PR) venceu a Associação Atlética Estrela Real (TO) por 8 a 1 e ficou com a medalha de bronze.

A festa das campeãs no pódio: Santa Catarina (acima); Ceará (abaixo à esq) e Paraná. (Fotos: Seduce/GO)A festa das campeãs no pódio: Santa Catarina (acima); Ceará (abaixo à esq) e Paraná. (Fotos: Seduce/GO)

Apoio
O I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal contou com R$ 1,5 milhão de investimentos do governo federal. O reconhecimento da iniciativa por parte das delegações emocionou a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte. "Todo mundo está falando bem sobre o torneio e agradecendo ao Ministério do Esporte pelo incentivo. O pessoal de algumas equipes, como a do Amapá, agradeceu a oportunidade de, pela primeira vez, jogar uma competição fora do estado. Eles ficaram muito satisfeitos e ouvi várias vezes que o país precisava de um campeonato como esse", relatou Michael Jackson, que assisitu da arquibancada a todos os jogos do torneio.

Ela disse que se surpreendeu com o nível técnico apresentado pelas equipes e elegeu a partida mais emocionante do campeonato: "A partida das quartas de final, entre a Hidráulica, de Goiás, e o Unifor, do Ceará, que foi para a prorrogação. Foi um jogaço", opinou. Na ocasião, o time da casa perdeu por 5x4 do vice-campeão.

Débora recebe o prêmio de melhor jogadora das mãos da coordenadora Michael Jackson. (Foto: Seduce-GO)Débora recebe o prêmio de melhor jogadora das mãos da coordenadora Michael Jackson. (Foto: Seduce-GO)

Assim como Michael Jackson, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou da entrega das premiações. Para ela, o Brasileiro foi um bom teste para o próximo evento da modalidade no estado. “Quando as instâncias se unem pelo bem coletivo, as melhores coisas podem acontecer. O campeonato foi um sucesso e prova que Goiânia está realmente preparada para receber o Mundial de Futsal Universitário no ano que vem”. O evento contou com o apoio do governo estadual e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). 

Destaques
Além da entrega de medalhas aos primeiros colocados, a solenidade de encerramento do Brasileiro Feminino de Futsal contou com a premiação dos destaques individuais. O troféu de artilheira ficou nas mãos de Andréia Aparecida, do Paraná, que marcou 10 gols. Patrícia “Giga”, de Santa Catarina, foi a goleira menos vazada. Vice-campeão, o Ceará faturou o prêmio fair play, por ter sido o time mais disciplinado da competição.

Formato
Ao todo, 27 equipes, uma por Unidade da Federação, disputaram o I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. Os times foram selecionados com base no ranking que leva em conta a pontuação dos últimos três anos. As agremiações foram divididas em nove grupos. Na primeira fase, as equipes jogaram entre si dentro da chave. Classificaram o primeiro colocado de cada grupo e os sete melhores segundos para a fase de oitavas de final. A disputa seguiu em formato de jogo único eliminatório até a decisão.

Decisão entre Santa Catarina e Ceará entra para a história do campeonato. (Fotos: Seduce/GO)Decisão entre Santa Catarina e Ceará entra para a história do campeonato. (Fotos: Seduce/GO)

A Female Futsal/ Unochapeco chegou ao título de forma invicta, foram cinco vitórias em cinco jogos, com 28 gols a favor e seis contra.

» A campanha das campeãs:

1ª Fase

Santa Catarina 10 x 0 Sergipe
Santa Catarina 5 x 2 Espírito Santo

Oitavas de final

Santa Catarina 3 x 2 Mato Grosso do Sul

Quartas de final

Santa Catarina 4 x 2 São Paulo

Semifinal

Santa Catarina 4 x 0 Paraná

Final

Santa Catarina 2 x 0 Ceará

 

Leia Também

» Abertura do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal tem convocação da seleção para Mundial

» Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal alimenta sonho de profissionalização das atletas

» Técnico da seleção feminina de futsal define 1º Campeonato Brasileiro como "um marco"

» Definidas as semifinais do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal

» Ceará e Santa Catarina farão a final  do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal

Final I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal

Ascom - Ministério do Esporte, com informações da Seduce-GO
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla