Ministério do Esporte Simpósio debate prevenção à violência nas arenas de futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Simpósio debate prevenção à violência nas arenas de futebol

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

A violência nos estádios de futebol é um tema para o qual o governo federal tem buscado solução, por meio de diálogo, prevenção e conscientização. Em busca de alternativas para implantar a cultura de paz nas arenas, o Ministério do Esporte promove até sexta-feira (11), em Brasília, o terceiro Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol, que faz parte da série  “Futebol em Debate”.

Durante a abertura, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, ressaltou que a violência no futebol não tem uma causa única e que é preciso ir atrás de soluções sem ferir a cultura do esporte no país. “As ações no papel são necessárias e irão culminar no trabalho mais amplo de sensibilização. A questão da intolerância é muito mais ampla do que vemos nos estádios e envolve todo o ambiente em torno do futebol. Necessitamos de um trabalho de conscientização que deve começar nas escolas e vai para os estádios”, analisou Rogério Hamam.

A reunião na capital federal é voltada para as regiões Centro-Oeste e Norte. A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor também promoveu encontros no Sudeste, no Rio de Janeiro, e  no Nordeste, em João Pessoa. O quarto e último simpósio será dirigido à Região Sul do Brasil.  

A Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, acredita que o governo tem o desafio de reverter a situação de violência, além de querer que o país seja capaz de promover a paz em eventos esportivos. “A nossa missão hoje é transformar aquilo que se tornou violência em uma cultura de paz.."

Grito de Paz
No dia 21 de setembro, a Secretaria Nacional de Futebol vai promover mais uma ação de Grito de Paz, como explica Rogério Hamam. “Vamos dar seguimento à campanha que vai celebrar o Dia Internacional da Paz. Será uma série de ações que irão culminar com a rodada do Campeonato Brasileiro, com as torcidas estendendo uma grande faixa para sensibilizar cada vez mais os torcedores da importância de um ambiente harmônico nas arenas”, anunciou.  

Regina Miki aprovou a iniciativa e sugeriu que o trabalho deve ser constante para mudar a cultura das torcidas. “O Grito de Paz não pode ser apenas um dia. Ele não pode ficar somente no grito. O discurso é valido, mas temos que ter atitude de paz para que se propague o tempo inteiro. As nossas atitudes posteriores ao grito irão garantir que essa cultura de paz seja permanente”, opinou.  

Durante os dois dias, o simpósio vai tratar de diversos assuntos, entre eles segurança do torcedor nos estádios; legislação e mudanças no Estatuto do Torcedor; medidas punitivas e socioeducativas; sistema integrado de monitoramento para prevenção da violência; Profut; e responsabilidade do Estado nos eventos de futebol.  

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla