Ministério do Esporte Novo presidente da CBF defende fair play financeiro e trabalhista dos clubes de futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Novo presidente da CBF defende fair play financeiro e trabalhista dos clubes de futebol

O ministro do Esporte, George Hilton, participou nesta quinta-feita (16.04) da cerimônia de posse do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

Durante o discurso de posse, o novo presidente da CBF ressaltou que o mandato será pautado pelas boas práticas de gestão. "Assumo o compromisso e trabalharei incessantemente para conduzir o futebol brasileiro às boas práticas de gestão, pelos fair play trabalhista e financeiro fora das quatro linhas", disse.

(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)

Marco Polo Del Nero frisou que a entidade concorda com o parcelamento e as contrapartidas que visam sanar as dívidas dos clubes. "A CBF, federações e clubes, é bom que fique claro, são favoráveis às contrapartidas dos clubes ao financiamento de suas dívidas. O caminho se faz com um norte e união entre todos: governo, legislativo, clubes, federação e os atletas", ressaltou.

"Não teremos time bom em campo com o clube devendo no banco. Tenho certeza de que esse é o desejo de todos os clubes, simultaneamente ao parcelamento de suas dívidas. Assim, iniciaremos um círculo virtuoso em busca de saneamento e equilíbrio financeiro que permitam disputar as competições com as melhores condições", disse o presidente da entidade.

O discurso de Del Nero vai na mesma linha do que defende o ministro do Esporte, no sentido da modernização do futebol brasileiro. "Enviamos ao Congresso uma Medida Provisória que é resultado de um amplo diálogo com todos os setores do futebol. O Congresso Nacional é, agora, o fórum para o debate e a aprovação da MP", ressaltou George Hilton.

(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)Texto no Congresso
A Medida Provisória (MP) assinada pela presidente Dilma Rousseff e encaminha para o Congresso Nacional visa modernizar a gestão do futebol brasileiro e estabelece contrapartidas para o refinanciamento das dívidas dos clubes.

O texto foi elaborado por Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) criado pela Presidência da República para discutir a Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes de futebol. Foram consultados os dirigentes dos times da Série A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, do movimento Bom Senso F.C., da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jornalistas e representantes dos atletas, árbitros, técnicos e comissões técnicas.

Pela proposta apresentada, os clubes terão entre 120 e 240 meses para quitar os débitos com a União. Nos primeiros três anos, haverá um sistema especial de pagamento, que limita a parcela a um valor entre 2% e 6% das receitas. Quem descumprir as contrapartidas sofrerá punições. Numa escala crescente, o time será advertido, proibido de fazer contratações, rebaixado de divisão ou eliminado do campeonato do ano seguinte.

Saiba mais sobre as reuniões do Grupo Interministerial:
 
Governo federal cria grupo de trabalho para discutir repactuação das dívidas dos clubes
Após reunião com dirigentes e Bom Senso, governo reitera que refinanciamento das dívidas de clubes terá contrapartidas
CBF apresenta ao ministro sugestões para o refinanciamento das dívidas dos clubes
Grupo interministerial debate Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes de futebol com atletas e árbitros
Governo conversa com jornalistas e encerra reuniões sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes
Refis do Futebol sai em 48 horas
Em dia histórico, Dilma Rousseff assina MP que moderniza o futebol brasileiro


Breno Barros, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla