Ministério do Esporte Presidenta Dilma se reúne com Bom Senso FC e define três pontos de trabalho
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Presidenta Dilma se reúne com Bom Senso FC e define três pontos de trabalho

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, receberam nesta segunda-feira (26.05), em Brasília, os representantes do movimento Bom Senso F.C. Durante a reunião, os atletas apresentaram a visão e o panorama da realidade nacional em relação a calendário, condições de trabalho e situação financeira dos clubes.

Foram definidos três pontos de trabalho: o fortalecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte; a participação de atletas nas assembleias-gerais das entidades esportivas; e a criação de um grupo de trabalho para desenvolver o Plano Nacional de Desenvolvimento do Futebol.



Aldo Rebelo explicou que o trabalho do grupo é realizado há algum tempo, envolvendo desde os atletas dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro até os atletas dos clubes que muitas vezes só têm no calendário jogos dos campeonatos estaduais. “Sabemos que no fim do mês de abril boa parte dos jogadores fica sem emprego. São pais de família desempregados, sem perspectiva. Do outro lado, há os atletas que disputam muitas competições e têm que enfrentar desafios relacionados a leis trabalhistas, pagamento de salários ou direitos financeiros”, afirmou.

O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, ressaltou os principais pontos debatidos. “Quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal, que está no Congresso para ser votada, a ideia é que se fortaleçam alguns mecanismos nela. O pagamento de salários de jogadores é uma questão do projeto. A intenção também é usar a regulamentação para possibilitar aos atletas uma participação maior dentro das entidades, com poder de voto, algo que não acontece no momento. Outro ponto é que seja formado um grupo de trabalho entre Ministério do Esporte, Bom Senso e outras instituições para colocar os dois primeiros pontos em prática”, disse.
Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino Menezes
A reunião contou com a presença de dez jogadores do movimento de atletas: o goleiro Dida (Internacional), o meia Alex (Coritiba), o volante Gilberto Silva (ex-Atlético-MG), o zagueiro Juan (Internacional) e os veteranos Cris e Ruy Cabeção, que estão sem time, além do Ricardo Berna (Náutico), Osmar (Icasa), Thiago Gasparino (Monte Azul) e Marcinho (Ituano).

O pentacampeão Dida ressaltou que desde o início o grupo que representa o Bom Senso só tem um ideal: valorizar o futebol brasileiro. “É o sonho de todos os jogadores ver o futebol crescer. Acredito que o principal ponto seja o Plano de Desenvolvimento Nacional do Futebol, que vai ajudar não só o futebol masculino, mas também o feminino e o futebol de 5, uma valorização de todos”, disse.

As principais bandeiras do Bom Senso F.C. são a adequação do calendário do futebol nacional, fair play financeiro e o fim da violência nos estádios.

“O movimento veio com várias ideias passadas pela maioria dos atletas que representamos.Gostaríamos de agradecer aos jogadores da elite do futebol, com carreiras internacionais e seleções brasileiras, que compraram a nossa briga. Joguei dez anos na Série A do Campeonato Brasileiro e há quase um ano e meio eu me deparo com a realidade do futebol brasileiro”, apontou Ruy Cabeção.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla