Ministério do Esporte Foz do Iguaçu terá Centro de Excelência de Futebol Feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Foz do Iguaçu terá Centro de Excelência de Futebol Feminino

(Foto: Paulino Menezes)(Foto: Paulino Menezes)

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta quarta-feira (19.02) do lançamento da Pedra Fundamental do Centro Esportivo em Foz do Iguaçu, no Paraná. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, foi desenvolvido para ser uma referência para o futebol feminino no Brasil, mas poderá receber também diversas outras modalidades esportivas.

Participaram do evento o diretor de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde; a coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson; o diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo; representante do diretor-geral de Itaipu Binacional, Margaret Groff; prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; secretário de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu, Anderson Andrade; e o time da categoria Sub-20 de Foz Cataratas.

O Centro Esportivo terá 43 mil metros quadrados, com dois campos de futebol nos padrões internacionais, vestiários, alojamento para atletas, academia, arquibancadas, duas piscinas, ciclovia, ginásio. A instalação esportiva sediará treinamentos de times e seleções de futebol feminino.

O ministro do Esporte destacou a importância do Centro de Excelência para a cidade de Foz do Iguaçu, para o Estado do Paraná e para o Brasil. Para ele, o novo equipamento, que será construído no Parque Tecnológico Itaipu Brasil, vai possibilitar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento na região, além de capacitar a cidade a receber outros grandes eventos esportivos internacionais e também a ser sede de delegações olímpicas que virão treinar antes dos Jogos do Rio 2016. “Foz do Iguaçu tem vocação para receber eventos importantes, como sediou o X Games, e terá ainda mais estrutura para se tornar referência internacional no esporte”, disse.

Rebelo também explicou também que o Centro de Excelência será local de treinamento para o futebol feminino, que abrigará treinamento do time do Foz Iguaçu e das seleções brasileira e paraguaia. “O governo federal apoia o futebol feminino e agradece o apoio de Itaipu, empresa que nos enche de orgulho não apenas pelas proezas que realiza na parte de engenharia e pela energia que nos fornece, mas também pelas oportunidades oferecidas para toda a região e para nossos irmãos paraguaios”, afirmou.

Lançamento da Pedra Fundamental do CE de Futebol Feminino (Foto: Paulino Menezes)Lançamento da Pedra Fundamental do CE de Futebol Feminino (Foto: Paulino Menezes)


O diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, elogiou o projeto do Centro de Excelência e explicou a infraestrutura que será disponibilizada no local. “Esse projeto se tonará realidade e, além de abrigar treinamentos de times e de seleções, teremos também trabalho de inclusão social”, explicou, detalhando o projeto de construção.

Para o prefeito Reni Pereira, a construção do Centro Esportivo vai ao encontro da receptividade na qual a população trata o futebol feminino. “É um projeto importante e vai colocar Foz em evidência. Aqui, o futebol feminino é uma paixão do nosso povo”, comentou.

Mais tarde, o ministro do Esporte visitou o terreno onde será construído o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que faz parte do PAC 2 e tem o objetivo de ampliar a oferta de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em áreas de vulnerabilidade social dos municípios brasileiros. O CIE integra, em um só espaço, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Ainda em Foz do Iguaçu, o ministro Aldo Rebelo realizou visita técnica ao Estádio Pedro Bassa, Centro de Treinamento de Seleção (CTS) que receberá a equipe da Coreia do Sul durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. As obras incluem reforma do gramado, com novo sistema de drenagem, colocação de cadeiras na arquibancada, iluminação, centro de imprensa, vestiários, academia e fisioterapia.



Rafael Brais, de Foz do Iguaçu
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla