Ministério do Esporte Campeões mundiais abrem exposição "Brasil, um país, um mundo", em Curitiba
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeões mundiais abrem exposição "Brasil, um país, um mundo", em Curitiba

Clodoaldo (E), Carlos Alberto Torres e Cafu na abertura da exposição em Curitiba (Foto: Prefeitura de Curitiba)Clodoaldo (E), Carlos Alberto Torres e Cafu na abertura da exposição em Curitiba (Foto: Prefeitura de Curitiba)Campeões mundiais pela Seleção Brasileira, os ex-jogadores Cafu, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo participaram do lançamento da exposição "Brasil, um país, um mundo", nesta terça-feira (07.01), no Memorial Curitiba, no bairro São Francisco. A capital paranaense é a segunda cidade a receber a mostra (a primeira foi Brasília), que vai percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A exposição, que permanecerá até o dia 03 de fevereiro em Curitiba, conta com apoio do governo federal, da prefeitura, do governo estadual e patrocinadores.

A exposição revela um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do futebol brasileiro no decorrer dos anos. Através de fotos, objetos e instalações interativas, o público tem a possibilidade de conhecer a história e a evolução de materiais esportivos como chuteira, bolas e camisas e também de equipamentos relacionados ao mundo da bola, como a estrutura de estádios utilizados no decorrer das Copas.

O diretor de futebol profissional do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, destaca que a iniciativa vai criando um clima positivo em relação ao Mundial. "Eu acho que a exposição é muito importante porque mostra o futebol ao longo do tempo, como elemento formador da cultura nacional e dá a oportunidade para que o povo perceba isso, vendo o acervo da exposição, gratuitamente".

A exposição conta a história das cinco conquistas da Seleção Brasileira de futebol nas copas de 1958, 62, 70, 94 e 2002 e também convida o público a montar a sua seleção brasileira ideal de todos os tempos, através de um painel interativo. “Foram anos de planejamento para montarmos a exposição. Este projeto visa resgatar o orgulho do brasileiro em relação às Copas do Mundo. Mas a exposição é muito mais que futebol, já que revela aspectos da cultura e arte do nosso país”, disse Marco Scabia, um dos organizadores do evento.

“A exposição é o primeiro grande gol do Brasil antes do início da Copa. È um projeto que dá possibilidade às pessoas de conhecer um pouquinho daquilo que vivemos (dentro de campo)”, afirmou o ex-jogador Clodoaldo. “É a oportunidade para que o povo brasileiro participe mais desse importante evento que será realizado em nosso país. O projeto resgata o orgulho de ser brasileiro. É uma exposição única”, complementou Cafu.

 

Foto: Prefeitura de CuritibaFoto: Prefeitura de Curitiba



Opinião compartilhada pelo representante do Ministério do Esporte. "São dois momentos, um valorizando tudo que foi feito de bom no esporte e no futebol, pela importância cultural disso tudo, pela formação do nosso povo e para pensar no futuro, para que a Copa deixe um legado importante para o nosso país", complementou Gomyde.

Copa do Mundo
Os ex-campeões mundiais contaram suas experiências como jogadores e histórias como participantes de grandes conquistas do futebol brasileiro. Carlos Alberto Torres e Clodoaldo foram tricampeões em 1970 e Cafu ergueu a taça do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002. Além das histórias do futebol, eles falaram sobre a expectativa da realização do Mundial e asseguraram que o país fará o melhor torneio da história. “A Copa do Mundo será um sucesso no Brasil. Essa é a oportunidade para mostrarmos ao mundo a capacidade de realizamos um grande evento. Será uma grande festa”, disse Torres.

Portal da Copa, com informações da prefeitura de Curitiba
Fotos: Prefeitura de Curitiba
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla