Ministério do Esporte Secretário destaca avanços do futebol feminino em audiência na Câmara dos Deputados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário destaca avanços do futebol feminino em audiência na Câmara dos Deputados

O secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, participou nesta terça-feira (01.10) de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, onde defendeu os avanços conquistados neste ano pelo futebol feminino no Brasil. A audiência foi realizada a pedido do deputado federal José Stédile (PSB-RS), que acredita que o futebol feminino no país tem alta qualidade técnica, apesar da pouca visibilidade.

O representante do Ministério do Esporte destacou que a modalidade tem potencial para crescer cada vez mais no país, a partir do momento em que é retomado um calendário de competições durante o ano inteiro. No último dia 16 de setembro, o Ministério do Esporte, a Caixa Econômica Federal e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram a realização do Campeonato Brasileiro da categoria.

A competição, que reúne 20 times de 14 estados e do Distrito Federal, já está na terceira rodada e vai até dezembro. "Há 300 meninas no Brasil, que vão jogar a próxima rodada nesta semana, extremamente felizes com esse campeonato. Isso é o início de um processo. É preciso fazer para melhorar a cada ano", defendeu o secretário.

Juntamente com o Campeonato Brasileiro, o Ministério do Esporte anunciou a realização da Copa Libertadores da América, com 12 times de 10 países. O Brasil estará representado pelo São José (SP), atual campeão nacional, e o FOZ Adi (PR), por ser sede. O torneio, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), começa no dia 13 e vai até 27 de outubro.

Toninho Nascimento lembrou que o ministério também está preocupado com a formação de novas atletas e, por isso, investiu na realização da Copa Brasil Escolar Sub-17, que acontecerá de 29 de outubro a 3 de novembro, em Aracaju, com 12 times formados por atletas de escolas de 12 estados. "Para o ano que vem, queremos uma abrangência maior, com edições escolares em cada estado para, depois disso, promover uma Copa do Brasil com os vencedores estaduais", adiantou o secretário.

O ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol feminino, René Simões, medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, acredita que o Brasil tem condições de ser o melhor da modalidade, mas é preciso dar continuidade ao fomento do esporte no país. "A medalha olímpica (de ouro) pode e deve ser nossa, desde que haja organização", avaliou.

Também participaram da audiência o presidente da Associação Gaúcha de Futebol Feminino, Carlos Alberto de Souza, o coordenador-geral de Futebol Feminino do Esporte Clube Pelotas, Marcos Planela Barbosa, e o supervisor do Departamento de Futebol Feminino da CBF, Ronaldo Santos.

Leandro Galvão
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla