Ministério do Esporte Comitê discutirá com empresas aéreas os preços de passagens durante a Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comitê discutirá com empresas aéreas os preços de passagens durante a Copa

O Comitê Interministerial para a Copa do Mundo de 2014 realizou a primeira reunião nesta quinta-feira (24.10), no Palácio do Planalto. Um plano de ação foi formulado pelo grupo para garantir o direito do consumidor e evitar excessos em passagens aéreas e tarifas hoteleiras durante o Mundial.

As empresas aéreas serão chamadas para uma reunião na próxima quinta-feira (31.10) e o Ministério do Turismo vai montar um plano de hospedagem alternativa em parceria com as cidades-sede. Também será reforçada a agenda da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, de mobilização dos Procons e dos governos locais. A Embratur seguirá monitorando os preços praticados pela hotelaria, como tem feito desde 2012.

"Queremos ter um acerto nacional para que a Copa tenha boa receptividade e seja receptiva a todos que venham ao Brasil e que o preço seja justo", disse a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman.

Fluxo e demanda
O governo aguarda os sorteios de ingressos e das chaves dos jogos para a Copa para ter uma ideia do fluxo e da quantidade de pessoa que irão se deslocar de um estado para o outro. "A partir desse mapa teremos uma ideia da demanda por companhias aéreas, pela rede hoteleira, pela rede de alimentação", afirmou Gleisi Hoffmann.

Ficou definido, ainda, que os ministros acompanharão as reuniões organizadas pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com os Procons das 12 cidades-sede do mundial. Esses eventos têm por objetivo mapear os preços e qualidades de serviços em hotéis, restaurantes, aeroportos e outros serviços turísticos dessas localidades. Os encontros serão realizados nos próximos dois meses.

"O esforço do governo brasileiro para garantir a realização da Copa visa obter um ganho de imagem para o país que se reverta em aumento da entrada de turistas e, portanto, de divisas para nossa economia", diz o presidente da Embratur, Flávio Dino. A prática de preços justos, segundo ele, é essencial para garantir o sucesso do empreendimento.

O comitê é integrado por representantes dos ministérios da Casa Civil, da Justiça, do Turismo, do Esporte e da Secretaria de Aviação Civil. O grupo voltará a se reunir na semana de 11 a 15 de novembro, para discutir a venda de ingressos para o Mundial.

Fontes: Casa Civil, Ministério do Turismo, Embratur, Agência Brasil e Portal da Copa
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla