Ministério do Esporte Velocistas do Piauí trocam terra por pista padrão internacional de atletismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Velocistas do Piauí trocam terra por pista padrão internacional de atletismo

Ministro Ricardo Leyser (e) conhece gaiola para lançamento do martelo (Foto: Roberto Castro/ME)Ministro Ricardo Leyser (e) conhece gaiola para lançamento do martelo (Foto: Roberto Castro/ME)

Franciele Cerqueira e Letícia Marinho, ambas com 15 anos, praticam o atletismo há cinco no estado do Piauí. As atletas treinam e desenvolvem as técnicas da modalidade em pista de terra em Timon, em Miguel Lima. A partir desta sexta-feira (06.06) as jovens passam a contar com um equipamento de ponta: a primeira pista oficial de atletismo do estado.

A estrutura, apta a buscar certificação internacional nível 2 da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês), é resultado de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), num investimento de R$ 9,3 milhões.
 
Para o professor e técnico das jovens, Antônio Nilson de Sousa, que há 23 anos trabalha com a modalidade, essa pista tem um significado especial. “Fui atleta e sempre sonhei em correr em uma pista oficial dentro do estado. Não tive a oportunidade, mas os meus atletas terão”, disse.
 
Durante a cerimônia de entrega da pista em Teresina, o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, destacou como o esporte piauiense foi beneficiado pelo Governo Federal nos últimos anos. “O Piauí recebe uma atenção muito especial. É uma série de obras importantes, respeitando a vocação esportiva do estado. Essa pista faz parte do programa de Legado Olímpico que visa espalhar em todo o país os benefícios de receber um grande evento mundial para melhorar as condições de treinamento dos atletas brasileiros”, ressaltou.
 

Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME


A pista de 400 metros conta com oito raias e áreas para a prática de arremessos e saltos, instalada numa área de 9 mil metros quadrados. Franciele Cerqueira, especialista nas provas de salto em distância e 100 metros rasos não vê a hora de treinar no equipamento. “Estou ansiosa para testar a pista. Depois da inauguração teremos mais oportunidades no atletismo, pois o estado poderá, enfim, receber competições maiores”, frisou.
 
O técnico acentuou que os atletas piauienses tinham, até ontem, a oportunidade de treinar e competir em equipamento oficial somente quando viajavam para fora do estado. “Agora, tendo essa pista, vai melhorar o desempenho dos atletas da região, já que evoluímos muito em resultados, ainda que sem estrutura. Com a pista, a qualidade técnica dos nossos atletas vai melhorar muito.”
 
Mesmo sem a devida estrutura, o atletismo piauiense já revelou grandes nomes para o atletismo nacional. A atleta olímpica Joelma das Neves, que atualmente treina em São Paulo no clube Pinheiros, e atletas que disputaram campeonatos Mundiais e Pan-Americanos, como Cristiane Santos, são exemplos. “São vários atletas que surgiram aqui e que têm potencial, com pré-disposição genética para atleta de alto rendimento”, recordou.
 
Com a pista completa, o treinador planeja ampliar o número de provas praticadas pelos atletas. “Nós não tínhamos a gaiola para o lançamento do martelo, por exemplo. Por questão de segurança, não realizávamos essa prova. Agora, podemos desenvolvê-la, além de salto em altura e salto com vara. São provas que não tínhamos atletas porque faltava equipamento”, completou. 
 
Breno Barros, de Teresina
Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla