Ministério do Esporte Competição no Canal Olímpico foi a primeira etapa de classificação para os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Competição no Canal Olímpico foi a primeira etapa de classificação para os Jogos Rio 2016

Foto: CBCaFoto: CBCa

Fim de semana agitado para a canoagem slalom, em uma competição onde definiu os canoístas classificados para as competições internacionais e também que propiciou o treinamento de árbitros internacionais e profissionais que atuarão nos Jogos Rio 2016. Ao todo, 35 embarcações participaram da disputa no Canal Rio dentro do Complexo Esportivo de Deodoro, palco das disputas olímpicas e que integrará a Rede Nacional de Treinamento.

Na água, a briga foi intensa em todas as categorias no K1 Masculino. Pedro Gonçalves levou a melhor, o atleta foi o barco mais rápido no primeiro dia com 82.86 segundos, já no segundo Ricardo Taques superou Gonçalves em 0.21 centésimos fechando com 84.61 segundos, mas na última disputa “Pepe” desbancou Taques e levou a melhor fechando com 91.03 e firmando o primeiro lugar. “Eu treinei quatro anos para estar aqui. Em 2012, perdi a vaga olímpica por poucos centésimos e não podia deixar passar essa. Ainda não estou classificado, mas agora já é meio caminho andado. Ainda tenho muito esforço pela frente”, comenta Gonçalves.

Ricardo Taques comenta que o ano foi de crescimento e lembra que no primeiro dia fez uma prova ruim e ficou em último lugar, mas conseguiu se superar e chegou a beliscar o primeiro lugar. “É superação! Eu venho desde o ano passado superando cada obstáculo, agora é batalhar nas etapas da Copa do Mundo para tentar buscar a vaga olímpica”, disse. Além de Pedro Gonçalves e Ricardo Taques, Renan Soares também está classificado para ir às etapas da Copa do Mundo na categoria.

Na disputa pelo C1 Masculino, a briga foi entre três atletas: no primeiro dia, Leonardo Curcel foi o mais rápido (97.59s), já no sábado (26.03), Felipe Borges conquistou a primeira colocação (94.65s) e, no domingo (27.03), Charles Corrêa superou os outros dois atletas (98.13s). No final, Borges foi o melhor da seletiva por ter feito o percurso em menor tempo e está perto da vaga olímpica.

“Agora ficou mais fácil, mas o meu objetivo maior é garantir a melhor colocação nas três Copas do Mundo e mostrar o bom potencial da canoagem brasileira”, afirmou Felipe. Os três atletas estarão na Europa para a disputa da vaga olímpica.

Foto: CBCaFoto: CBCa

Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), acredita que a vaga olímpica ainda está em aberto. “Todos os atletas saem conscientes que não está nada definido entre eles e que eles terão que treinar bastante até os Jogos Olímpicos, o que faz parte do nosso plano para evitar uma zona de conforto dos canoístas”, avalia.

Para João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem o crescimento não foi só dentro da água, mas também fora. “Houve uma evolução, administrativa, técnica e de arbitragem, estamos no caminho certo para termos uma excelente participação nos Jogos Rio 2016”, lembra.

Foto: CBCaFoto: CBCa

Treinamento intenso
O evento de classificação serviu de teste para a parte técnica e arbitragem que atuará nos Jogos Olímpicos Rio 2016 através de um acordo entre o Comitê Organizador Rio 2016 e a Confederação Brasileira de Canoagem que propiciou a liberação do canal olímpico para os atletas nacionais. Para Sebastian Cuattrin, coordenador da modalidade de Canoagem nos Jogos Olímpicos, a iniciativa foi excelente. “Realizamos a competição no mesmo horário que irá ocorrer nos Jogos, isso propiciou que os profissionais que atuarão nas Olimpíadas se adaptem com a posição do sol, o reflexo do sol, foi muito importante ter este momento porque é a última oportunidade para uma prova deste tipo, ainda mais com os atletas nacionais presentes”.

Fonte: CBCa

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla