Ministério do Esporte Vila dos atletas começa a ser mobiliada. Entrega ao comitê será no fim do mês
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Vila dos atletas começa a ser mobiliada. Entrega ao comitê será no fim do mês

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME
 
Os 3.604 apartamentos da Vila dos Atletas começaram a ser mobiliados e serão entregues ao Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 no fim deste mês. O ministro do Esporte, George Hilton, e a presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, visitaram as instalações nesta segunda-feira (14.03). O banco financia R$ 2,33 bilhões do empreendimento, que é executado por empresas privadas.
 

“Conheci um dos apartamentos já decorado. Estive aqui há um ano e é bom ver o resultado. Estamos entregando aquilo que a gente prometeu quando se candidatou para sediar os Jogos. O Brasil, assim como na Copa, vai fazer bonito nas Olimpíadas”, disse Belchior.
 
Os 31 prédios, divididos em sete condomínios, já estão sendo comercializados pelas empresas que construíram o complexo, que conta ainda com 120 unidades comerciais. O valor global das vendas deve somar RS 3,6 bilhões para o consórcio que administra o projeto.
 
“A gente percebe o formato final dando outras cores e mostrando outro cenário ao Parque Olímpico. A Vila dos Atletas ficará muito bonita. Os atletas terão uma estrutura moderna, o que mostra que o Governo Federal está integrado com o estado e o município”, disse o ministro George Hilton.
 
Em fase final de acabamento, a Vila dos Atletas começa a receber as estruturas temporárias. “A vila será entregue no fim do mês para o Comitê Organizador totalmente pronta. Toda a área de estrutura temporária já está sendo montada. O restaurante dos atletas, que é responsabilidade do Comitê, está caminhando muito bem”, avaliou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, que encontrou a comitiva no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
 
Com capacidade para receber 17.950 atletas e técnicos, a Vila Olímpica foi construída na Barra da Tijuca, em uma área total de 200 mil m². O local contará ainda com um parque de 72 mil m² de área verde, 4,5 km de ciclovia e 5,5 mil m² de espelho d’água.   
 
Dentro do complexo haverá a Rua Carioca, que levará os esportistas e membros de delegação a lugares como o restaurante principal e contará com os tradicionais quiosques do Rio de Janeiro. A via terá, ainda, um restaurante alternativo, uma área de recreação (mesa de sinuca, jogos eletrônicos e outros), uma academia, clínica médica e um centro religioso. Além disso, os atletas terão acesso a bancos, correios, cabeleireiro, cafés, floriculturas e lan houses.
 
Fotos: Andrea Cordeiro/MEFotos: Andrea Cordeiro/ME
 
 
Acessibilidade
Durante os Jogos Paralímpicos, a Vila contará com 21 prédios e cinco condomínios. Os atletas terão 800 apartamentos com acessibilidade e mais de oito mil camas. A maior distância para o restaurante principal da Vila será de 800m.
 
Em termos de locomoção, os atletas não levarão mais do que 50 minutos para chegar às áreas de treinamento e competição. Para 43% dos competidores, a viagem durará dez minutos, enquanto os outros 57% estarão a 25 minutos de distância dos locais nos quais poderão treinar ou disputar as provas.
 
Balanço
No Parque Olímpico da Barra, as autoridades fizeram um pequeno balanço do andamento das obras para os Jogos Rio 2016. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, faltam ajustes finos para que o principal espaço das disputas olímpicas e paralímpicas seja finalizado.
 
“O Parque está basicamente pronto. Em termos de estrutura para fazer a maior parte do que falta são as provisórias. O Velódromo, que a gente estava correndo atrás do tempo, ainda temos prazo até o evento-teste que é no final de abril. As coisas caminham bem. O relacionamento com a Caixa é o melhor possível. A Caixa tem acelerado as liberações de recursos federais e as coisas estão caminhando bem”, analisou.
 
Além do Velódromo, o Centro de Hipismo também gerava certa preocupação, mas segundo o ministro George Hilton, os projetos estão encaminhados. “Eu estive em Deodoro e há uma evolução grande, o Parque do Hipismo e aqui, no Velódromo, que eram obras com um pouco de atraso, a gente está fazendo pressão sobre as empresas que assumiram os projetos. O comprometimento delas é de que vão entregar tudo a tempo”.
 
A presidente da Caixa destacou que o Brasil tem demonstrado para o mundo sua capacidade na organização de megaeventos, ao avaliar o andamento das obras olímpicas. “O importante é que o Brasil já foi capaz de fazer outros grandes eventos e está mostrando isso aqui hoje. No caso da Caixa, somos responsáveis pelo financiamento de várias obras, pelo acompanhamento das obras com recursos da União e também por todo trabalho com atletas”. 
 
Além dos investimentos em infraestrutura esportiva de equipamentos que compõe a Rede Nacional de Treinamento, somente nos Parque Olímpicos são R$ 1,66 bilhão de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Caixa apoia modalidades como a luta olímpica, o atletismo, a ginástica, o ciclismo e o futebol.
 
Gabriel Fialho, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla