Ministério do Esporte Riocentro recebe bocha em evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Riocentro recebe bocha em evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

O Pavilhão 4 do Riocentro estará reservado para os atletas da bocha, entre esta quinta-feira (12.11) e o sábado (14.11), que competirão em mais um evento-teste da série Aquece Rio para os Jogos Paralímpicos, que serão disputados entre 7 e 18 de setembro de 2016. O Torneio Internacional de Bocha reunirá 22 representantes do Brasil, Grã-Bretanha, Portugal, Rússia e Israel, com disputas por países no primeiro dia e competições individuais nos outros dois.

Ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Maciel de Souza é um dos grandes nomes do Brasil na bocha. (Foto: Divulgação/MPIX/CPB)Ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Maciel de Souza é um dos grandes nomes do Brasil na bocha. (Foto: Divulgação/MPIX/CPB)O Comitê Rio 2016 irá aproveitar a competição para avaliar algumas operações, em especial de deslocamento de atletas. Serão analisadas a operação completa de chegada e partida de delegações, com traslados de aeroporto e hotel, toda a parte do serviço antidoping e as ações relacionadas aos voluntários. Também haverá os testes da quadra, que é um piso flutuante com outro sintético por cima.

Os responsáveis pela bocha paralímpica no Rio 2016 trabalham em conjunto com a área funcional de acessibilidade do Comitê. Para permitir a participação de atletas com alto grau de comprometimento motor, houve uma adaptação da bocha, exclusiva do programa paralímpico.

Logística

Técnico principal da equipe brasileira, Darlan Ciesielski diz que, para seu grupo, além de avaliar o desempenho esportivo na competição, o evento no Riocentro será importante para testar toda a parte logística do time do Brasil quanto à dinâmica de deslocamentos, acessibilidade e cronometragem de percursos.

Os atletas brasileiros são de várias cidades e em sua maioria treinam em clubes ou em casa, de forma improvisada, seguindo um programa elaborado pelos técnicos. O pessoal é “raçudo”, diz Darlan Ciesielski, 38 anos, na bocha desde os nove.

“Nas categorias BC3 e BC4, o Brasil é hoje o terceiro país do mundo”, assinala o técnico, que está na profissão desde 2002. “Há atletas entre os melhores também. Em alguns aspectos, a bocha brasileira ainda está atrasada em relação a outros países, mas estamos evoluindo”.

Dirceu Pinto já tem quatro ouros paralímpicos. (Foto: CPB/MPIX)Dirceu Pinto já tem quatro ouros paralímpicos. (Foto: CPB/MPIX)

Resultados

O Brasil foi ouro na BC2 da bocha dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, com Maciel de Souza, que estará no Torneio Internacional. Este ano, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, o Brasil bateu o recorde de medalhas na competição. Foram seis ouros, dentre sete possíveis, e outros três bronzes nas disputas individuais e por equipes.

Dos outros países que virão ao Rio de Janeiro para o evento-teste, a Grã-Bretanha chega como medalha de bronze por equipes nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e campeã europeia deste ano. David Smith foi prata na BC1 dos Jogos Paralímpicos e ouro no Mundial de Pequim 2014. Nigel Murray foi campeão europeu da BC2 neste ano.

» Conheça mais sobre a bocha:

Lançamentos

A bocha é um jogo de estratégia, com o objetivo de lançar o maior número de bolas (azuis de um lado e vermelhas de outro) o mais próximo possível da “jack” (bola-alvo, que é branca). Conseguir fazer isso é um processo que lembra as tacadas da sinuca e a estratégia do xadrez.

Cada jogador é postado numa área delimitada no fundo da quadra. Numa disputa de quatro ou seis entradas (games), dependendo da categoria, cada equipe ou atleta tem seis bolas para se aproximar da branca e evitar que o adversário faça o mesmo. Ao fim de cada Entrada, o juiz indica quantas bolas, e de qual equipe ou atleta, estão de fato mais próximas, e define a pontuação.

Os atletas são separados em quatro categorias (BC1 a BC4), de acordo com o comprometimento motor. Entre os atletas de menor mobilidade há inclusive a ajuda de terceiros, os chamados calheiros. Eles posicionam a calha e encaixam a bola de acordo com a indicação do jogador. O atleta, em seguida, toca a bola com uma haste que funciona como taco, fixada à boca ou à cabeça. Entre os atletas de mobilidade maior, a bola pode ser lançada com as mãos ou os pés. Nas disputas em duplas ou por equipes, homens e mulheres (todos cadeirantes) podem jogar juntos.

Ascom - Ministério do Esporte, com informações da Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla