Ministério do Esporte Grand Prix de Atletismo servirá como evento-teste para Paralimpíadas do Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Grand Prix de Atletismo servirá como evento-teste para Paralimpíadas do Rio 2016

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou nesta quinta-feira (05) o calendário de etapas do Grand Prix de Atletismo de 2016. Serão dez estágios, entre fevereiro e julho, que percorrerão os cinco continentes. A etapa carioca será ainda mais especial, pois servirá como evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Open Caixa Loterias de Atletismo, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, será entre os dias 19 e 21 de maio.
 
As etapas do Grand Prix serão a melhor oportunidade para os comitês paralímpicos nacionais classificarem seus atletas para o Rio 2016. “Com os Jogos Paralímpicos cada vez mais próximos, o Grand Prix do IPC do próximo ano será ainda mais importante, com os atletas não apenas procurando manter-se em forma, mas também se classificar para o Rio-2016. Ainda no ano que vem, teremos os Campeonatos Regionais da Ásia/Oceania e da Europa, o que nos garantirá um ano ainda mais movimentado para o esporte paralímpico”, disse Ryan Montgomery, diretor de esportes de verão do IPC.

Destaque do atletismo paralímpico brasileiro, Terezinha Guilhermina terá a chance de correr no Engenhão em maio. (Foto: Divulgação/CPB)Destaque do atletismo paralímpico brasileiro, Terezinha Guilhermina terá a chance de correr no Engenhão em maio. (Foto: Divulgação/CPB)

A abertura do circuito está marcada para Canberra, Austrália, de 5 a 7 de fevereiro. Será a segunda passagem do Grand Prix pela Oceania, após Brisbane ter recebido uma etapa no início deste ano. O Grand Prix do IPC foi lançado em 2013 e atraiu 1.004 atletas de 67 países na ocasião. No ano passado, foram 2.434 atletas de 103 países, que demonstraram o crescimento do evento.

De 15 a 16 de março, o Grand Prix terá a sua primeira perna asiática. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, será o local do evento. Em seguida, o circuito será na África, com a etapa de Tunis, na Tunísia, entre os dias 24 e 26 de março.

Grosseto, na Itália, abre a temporada europeia do Grand Prix entre os dias 8 e 10 de abril. Duas semanas mais tarde, de 22 a 24, Pequim, na China, receberá a competição pelo quarto ano consecutivo. Arizona, nos Estados Unidos, será sede da etapa americana do GP, nos dias 13 e 14 de maio, uma semana antes do evento-teste dos Jogos, no Rio de Janeiro.

Adiante, as três últimas etapas do ano ocorrerão na Europa. Nottwil, na Suíça, realizará sua competição de 26 a 29 de maio. Neste ano, o campeonato ficou famoso pelas quebras de recordes mundiais – foram nove, ao todo. Berlim, na Alemanha, terá sua parada do GP entre os dias 17 e 18 de julho. Por fim, em 23 e 24 de julho, será a vez de Londres, na Inglaterra, fechar o evento.


Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla