Ministério do Esporte Bronze no Parapan representa mais um renascimento de Rosinha Santos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bronze no Parapan representa mais um renascimento de Rosinha Santos

Rosinha Santos conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso. Foto: Washington Alves/MPIX/CPBRosinha Santos conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB

Em meio as 19 medalhas que o Brasil conquistou no atletismo nesta terça, um dos três bronzes referendados teve significado simbólico. A medalhista paralímpica Rosinha Santos cumpriu a primeira prova do arremesso de peso na categoria F56/57 em seu último Parapan. Subiu ao pódio depois de um afastamento de um ano causado por um câncer linfático na garganta descoberto em janeiro de 2014.

“Passa um filme na minha cabeça de tudo o que fiz, do que aconteceu comigo, de ter sido a última convocada para estar aqui”, diz. O tratamento foi longo e, segundo ela, doloroso. "Não podia tomar sol, não podia fazer esforço e tive que me afastar do esporte. Só em 19 de janeiro recebi alta para começar a treinar levemente. Fui trabalhando até chegar aqui”, relata.

Antes de seguir carreira no esporte, Rosinha trabalhava como empregada doméstica. Aos 18 anos foi atropelada por um motorista embriagado e perdeu a perna. A partir daí, se dedicou ao esporte e hoje, aos 43 anos, encara o retorno como uma nova redenção. “Quando fiquei sabendo do câncer pensei que nunca mais iria competir. Achei que tudo tinha acabado. Mas foi um recomeço. Foi onde encontrei forças para tentar chegar ainda mais longe”, conta. Por isso, o bronze tem projeção tão especial. "Para mim, é como se tivesse um ouro no peito, porque mesmo com toda a dificuldade eu ganhei”, disse, emocionada.

A multimedalhista tem um histórico de respeito. Faturou nos Jogos de Guadalajara, em 2011, um ouro no lançamento de disco e um bronze no arremesso de peso. Nas Paralímpiadas de Sydney, em 2000, foi campeã e recordista mundial ganhando dois ouros nos arremessos de peso e disco. “Este é meu último Parapan e em 2016 vou disputar a última paralímpiada. Se o treinamento até agora foi leve em função do retorno da doença, agora vai ser pesado. Vou treinar como treinei para Sydney”, brinca.



Dois pódios 100% nacionais
Além do bronze de Rosinha, o atletismo teve nesta terça mais 18 medalhas, com dois pódios 100% nacionais. Foram oito de ouro, oito de prata e dois bronzes adicionais. A campanha nacional mantém o Brasil na liderança do quadro da modalidade, com 34 medalhas: 14 ouros, 12 pratas e oito bronzes.

O primeiro pódio 100% do dia foi nos 100m T11, com ouro para Teresinha Guilhermina, prata para Jhulia Kharon e bronze para Jerusa Geber. “O tempo eu não gostei muito, mas a corrida foi boa. Tenho muito a melhorar e vou trabalhar por uma marca melhor”, avaliou Teresinha. O segundo pódio integralmente nacional foi no salto em distância T11/12, com ouro para Silvana Oliveira, prata para Thalita Simplício e bronze para Lorena Spoladore.

Também faturaram medalhas douradas os atletas Yeltsin Ortega, nos 5.000m T12; Shirlene Coelho, no Lançamento de Dardo F37/38; Edson Pinheiro, nos 100m T38; Gustavo Araújo, nos 100m T13; Mateus Evangelista, nos 100m T37; e Felipe Gomes, nos 400m T11.

As pratas vieram para Lucas Prado, nos 100m T11, Lucas Ferrarri, nos 100m T37, Tascitha Oliveira, nos 200m T36, Alan Fonteles, nos 100m T43/44 e Alice Correa, nos 100m T12.

Confira os vídeos do Parapan 2015




Leonardo Dalla, de Toronto, Canadá
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla