Ministério do Esporte Natação conquista 12 medalhas e ajuda Brasil a liderar Parapan no primeiro dia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Natação conquista 12 medalhas e ajuda Brasil a liderar Parapan no primeiro dia

Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPBFoto: Jonne Roriz/MPIX/CPB

A natação brasileira começou bem o Parapan-Americano de Toronto e contribuiu para o país terminar na liderança da competição. No primeiro dia de disputas na piscina, a delegação nacional subiu ao pódio 12 vezes e mostrou porque a modalidade é fundamental para o Brasil se manter no topo do paradesporto das Américas. Foram três ouros, sete pratas e dois bronzes conquistados neste sábado (08.08), com direito a duas dobradinhas: Daniel Dias e Clodoaldo Silva nos 100m livre da classe S5 e Joana Silva e Esthefany de Oliveira na mesma prova da S5 feminina. O ministro do Esporte, George Hilton, participou da cerimônia de premiação. 

Após chegar a sua vigésima medalha em Parapans, Daniel Dias espera repetir o pódio mais vezes ao lado do ídolo. “Eu fico muito feliz com o meu resultado, ainda mais quando vi que o Clodoaldo estava em segundo. Para mim é uma grande honra nadar ao lado dele. Espero que nos 50m e 200m livres, que vamos nadar juntos, também possamos repetir a dobradinha”, disse o nadador que ainda disputará mais sete provas na competição.

Aos 36 anos e em sua quinta participação em Parapans - esteve em todas as edições-, Clodoaldo se diz em plena forma física. “Em 2013 foi descoberta uma hérnia de disco. Sofri com dores de lá até o início do ano. Teve dias que nem pude treinar, mas agora estou me sentindo muito bem, tanto na questão clínica como física. Minha melhor felicidade aqui é estar nadando sem sentir dores”.



Para se recuperar, ele contou com a estrutura oferecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Centro de Treinamento em São Caetano (SP). “Desde setembro de 2014, decidi sair do Rio de Janeiro, deixar minha família, para ir para São Caetano, justamente porque o CPB criou um Centro de Treinamento que tem toda uma equipe multidisciplinar. Naquele momento eu não estava precisando só de treinadores, estava precisando de um tratamento de reabilitação e fisioterapia na coluna”, disse Clodoaldo, que perdeu 11 quilos após começar os treinos no interior paulista.

Na outra dobradinha brasileira, Joana e Esthefany ainda poderão repetir o resultado em mais duas apresentações. Para a medalhista de ouro em Toronto, foi diferente ganhar ao lado da compatriota, já que ela foi a única brasileira no pódio das quatro provas que venceu no Parapan de Guadalajara 2011. “A prova foi boa, estava preparada e saio feliz. Subir com uma pessoa do meu lado, que canta o hino comigo, é muito emocionante”, disse Joana. Por outro lado, Esthefany chega ao seu primeiro Parapan aos 16 anos.

A nadadora não foi a única estreante do dia a ganhar medalha. O primeiro ouro brasileiro no Aquatics Center veio com Felipe Caltran nos 200m livre na classe S14. “Foi uma honra ganhar essa medalha, agora é focar nas outras duas provas que tenho aqui, 100m peito e 200m medley, para buscar mais medalhas”.

Além de Clodoaldo e Esthefany, as outras pratas foram conquistadas por Edênia Nogueira (50m e 100m livre na classe S4), Ronystony Cordeiro (50m e 100m livre na classe S4) e Talisson Glock (400m livre na classe S6). Os bronzes brasileiros foram de Guilherme Batista (200m medley na classe SM 13) e Ítalo Gomes (400m livre na classe S7).

Rumo ao pódio
Com 18 atletas disputando 13 provas no primeiro dia do Parapan, a natação mostra sua importância para o país atingir o objetivo de ficar entre os cinco primeiros no quadro de medalhas da Paralimpíada do Rio 2016. Criado para tornar possível este objetivo, o Plano Brasil Medalhas proporcionou maiores investimentos no esporte.

O treinador-chefe da delegação no Parapan, Leonardo Tomasello, destaca a importância do apoio para oferecer uma preparação melhor aos atletas. “Os recursos têm proporcionado intercâmbios e treinos da seleção, que se reúne por uma semana, a cada dois meses, no Centro de Treinamento em São Caetano. O intercâmbio antes de grandes competições é importante para se conhecer os adversários e aumentar a competitividade. Se um atleta já teve uma experiência internacional prévia, ele vai se sair melhor nas grandes competições”, analisa.

O Ministério do Esporte mantém dois convênios com o CPB que somados chegam a R$ 40 milhões. Um deles, no valor de R$ 1,8 milhão, é destinado especificamente para a participação brasileira no Parapan. “Aqui o grupo foi bem selecionado. Todos vieram para disputar medalhas e a nossa expectativa é que cada um faça o melhor para a natação ajudar o Brasil a ficar em primeiro no quadro geral do Parapan”, concluiu Tomasello.

Além disso, o Ministério do Esporte financia diretamente os competidores. Os 40 nadadores brasileiros em Toronto são bolsistas, sendo 23 beneficiados pela Bolsa Pódio e 17 pela Bolsa Atleta.
   
Gabriel Fialho, de Toronto 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla