Ministério do Esporte Parapan será o último grande teste da natação para o Rio-2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Parapan será o último grande teste da natação para o Rio-2016

Se o retrospecto prevalecer durante os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, o nadador Daniel Dias não tem com o que se preocupar. Dono da incrível marca de 19 medalhas de ouro na competição, sendo oito no Rio-2007 e 11 em Guadalajara-2011, o brasileiro chega ao Canadá embalado ainda pela vitoriosa campanha no Mundial Paralímpico da modalidade, realizado no mês passado em Glasgow, na Escócia, quando o atleta foi responsável por sete das 23 medalhas conquistadas pelo Brasil, em uma campanha histórica da delegação.
 
(Leandra Benjamin/CPB/MPIX)(Leandra Benjamin/CPB/MPIX)
 
Tanto no Mundial quanto no Parapan, o foco do multimedalhista é a preparação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. "O Mundial já foi um grande teste para a gente avaliar o trabalho e também olhar os adversários, como está a preparação deles, e aqui não vai ser diferente. Depois dessas duas competições, vou sentar com a comissão técnica, analisar o que foi feito, o que dá para melhorar ainda mais para chegar muito bem no Rio", adiantou o atleta, que nesta quinta-feira (06.08) participou de uma coletiva de imprensa ao lado do norte-americano Jarryd Wallace, ouro no atletismo em Guadalajara (100m T44), e da canadense Cindy Ouellet, campeã mundial no basquete em cadeira de rodas.
 
Com duas provas cortadas pela organização do evento, Daniel teve de reduzir o número de vezes em que cairá na água em Toronto. O brasileiro está escalado até o momento para oito disputas: 50m, 100m e 200m livre, 50m costas, 50m borboleta, 4x50m misto, 4x100m medley e 4x100m livre. Diante da expectativa de mais ouros, o nadador garantiu que não encara o Parapan como uma competição fácil. "Conquistar 11 medalhas em Guadalajara não foi nada fácil. Tive que nadar 22 vezes, nas eliminatórias e nas finais, e treinar muito para isso acontecer. Eu me dedico muito, treino muito para representar bem o meu país", contou.
 
A natação brasileira conta com 40 atletas em Toronto. Além de Daniel Dias, a modalidade tem outros representantes com muitas conquistas em Jogos Parapan-Americanos, Jogos Paralímpicos e Mundiais na bagagem, como André Brasil, Clodoaldo Silva, Edênia Garcia, Phelipe Rodrigues e Susana Schnarndorf. As disputas no centro aquático terão início no próximo sábado (8).
Maior delegação
 
Ao todo, o Brasil trouxe para o Canadá 272 atletas e a maior delegação de todo o evento, com 436 pessoas, somando técnicos, coordenadores e equipe médica. A delegação canadense, anfitriã do torneio continental, tem 216 atletas.
 
"Temos tido grandes investimentos no esporte paralímpico no Brasil. Ser a maior delegação aqui é uma prova disso. Espero que a gente ganhe no quadro de medalhas e o Brasil mostre o valor do esporte paraolímpico e que, quando tem investimento grande e pessoas que acreditam, a gente pode chegar muito longe e, quem sabe, atingir o quinto lugar no quadro de medalhas no Rio, no ano que vem", avaliou Daniel Dias, um dos contemplados com a Bolsa Pódio, do governo federal.
 
Todos os 40 nadadores brasileiros em Toronto são bolsistas, sendo 23 beneficiados pela Bolsa Pódio e 17 pela Bolsa-Atleta. Nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, o Brasil conquistou 197 medalhas, sendo 85 na natação e 60 no atletismo.
 
Ana Cláudia Felizola, de Toronto (Canadá) - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla