Ministério do Esporte Presidenta Dilma e Ministro George Hilton asseguram espetáculo irreparável
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Presidenta Dilma e Ministro George Hilton asseguram espetáculo irreparável

A 366 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016 – já que o ano olímpico é bissexto – a presidenta Dilma Rousseff reafirmou, na cerimônia oficial do marco de um ano, realizada nesta quarta-feira (05.08), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, que o Brasil fará, assim como foi a Copa do Mundo de 2014, um megaevento para encantar o mundo.
 
"Faremos um espetáculo inesquecível. Para isso continuamos trabalhando, porque ainda há muito a fazer. Os eventos-teste nos permitirão ajustar todos os detalhes. Juntos, governo federal, estado e prefeitura, em estreita colaboração com o Comitê Organizador, construiremos as condições para estarmos à altura do desafio que assumimos em 2009. Com a experiência acumulada ao realizar com grande sucesso a Copa em 2014, cumpriremos todas as etapas necessárias para, mais uma vez, encantar o mundo. Os mais de 10 mil atletas, as delegações, os torcedores, os turistas, todos serão muito bem recebidos. O Rio é sem dúvida o mais lindo cenário desde a Grécia antiga onde se realiza uma Olimpíada. Esta será uma edição muito especial dos Jogos e vocês que virão contarão com equipamentos esportivos adequados, infraestrutura modernizada, segurança pública e, claro, a reconhecida hospitalidade e alegria do nosso povo", disse Dilma Rousseff.
 
(Roberto Stuckert/PR)(Roberto Stuckert/PR)
 
O ministro do Esporte, George Hilton, manteve o discurso da presidenta a respeito da expectativa que os Jogos do Rio sejam impecáveis: “O espírito olímpico já contagia os cariocas e brasileiros. Proporcionaremos para turistas e para o povo brasileiro uma edição memorável dos Jogos Olímpicos”, destacou Hilton 
 
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, demonstrou confiança na realização de uma edição especial de Jogos Olímpicos no ano que vem. "Estamos confiantes de que os Jogos do Rio irão encantar o mundo. Vocês, cariocas, vocês, brasileiros, vão mostrar ao mundo a combinação de paixão e eficiência. Não há dúvidas de que o mundo verá Jogos Olímpicos incríveis. Jogos que serão motivo de orgulhos para todos os brasileiros", disse Bach.
 
O dirigente do COI também destacou o legado que será deixado pelos Jogos. "Uma parte do sucesso dos Jogos será determinada pelos benefícios que os Jogos deixam para o Brasil. E eles deixarão um legado de novas instalações esportivas para atletas e publico em geral, e um legado de mobilidade urbana que vai beneficiar brasileiros e visitantes. Em 2016, 63% dos cariocas terão acesso a transporte de alta capacidade, e em 2009 eram 16%", acrescentou.
 
Além da presidenta Dilma, do ministro George Hilton e de Thomas Bach, também estavam presentes no palco da cerimônia o ministro do Esporte, George Hilton, a presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos, Nawal El Moutawakel, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.
 
(Ivo LIma/ME)(Ivo LIma/ME)
 
Na plateia, havia atletas, ex-atletas e técnicos. Dunga, treinador da Seleção Brasileira de futebol, falou sobre a responsabilidade de disputar o torneio olímpico em casa, em busca de um título inédito. "A Seleção Brasileira sempre tem responsabilidade e, com as Olimpíadas, é lógico que aumenta a expectativa, também por não ter ganho a Copa em casa. A responsabilidade aumenta e a gente tem que estar preparado. Mas é também oportunidade, um grande desafio, que está à nossa altura", disse Dunga.
 
Ex-atleta do tênis de mesa e atual técnico da equipe feminina da modalidade, Hugo Hoyama explicou que o histórico resultado obtido no Pan de Toronto no feminino – prata por equipes, uma prata e um bronze no individual – estimula ainda mais as atletas rumo ao Jogos do ano que vem. "Isso só motiva mais as meninas, elas estão muito confiantes. E vai ser muito interessante ter esse tempo de um ano para os Jogos aqui em casa. Será um período de muito trabalho e muitas viagens. E estamos confiantes de que faremos um bom papel", disse.
 
Convites
Nesta quarta-feira, o convite para participar dos Jogos Olímpicos foi enviado a 206 Comitês Olímpicos Nacionais, incluindo o Sudão do Sul, recentemente aceito pelo COI. Representantes de seis desses países receberam o convite pessoalmente, durante a cerimônia na Cidade das Artes: Grécia, Rússia, Coreia do Sul, Japão, China e Brasil, por meio do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Nuzman.
 
"Com o coração aberto e cheio de paz, hoje recebo este convite em nome dos atletas brasileiros que vão participar e celebrar os Jogos Olímpicos. Vamos entregar os Jogos corretamente e da forma que nos comprometemos na candidatura. Serão Jogos espetaculares, de transformação e celebração", disse. Nuzman. 
 
O evento foi encerrado com apresentações dos artistas Roberta Sá, Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho.
 
Carol Delmazo - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla