Ministério do Esporte Para prevenir lesões em ano pré-olímpico, planejamento de treinos e competições é fundamental
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Para prevenir lesões em ano pré-olímpico, planejamento de treinos e competições é fundamental

 
Medalha de prata com a seleção masculina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Sérgio Xavier é um dos mais respeitados médicos no meio esportivo. Responsável pela área no Sesi-SP, que conta com cerca de 50 atletas “com potencial olímpico”, como são chamados no clube, o profissional acompanhou a seleção feminina de vôlei na etapa final do Grand Prix em Ohama, nos Estados Unidos, em julho.
 
Sobre o trabalho dos médicos em ano pré-olímpico, como é o caso de 2015, Sérgio Xavier destaca justamente a necessidade de clubes e seleções planejarem os treinamentos e a participação em competições, para minimizar as chances de os atletas vivenciarem seu pior pesadelo: as lesões.
 
Para o médico, essa preocupação é enorme, em ano pré-olímpico, quando muitos atletas ainda têm de cumprir marcas e índices, chegando a extremos para conseguir vaga nos Jogos. “Por isso, o principal é dosar o volume de treinamento. E planejar muito bem o calendário”, afirma, quanto à prevenção de problemas físicos.
 
Assim, preparadores físicos e responsáveis por planejamento e logística de viagens e participação em campeonatos assumem papel de destaque. “Se, por infelicidade, ocorre uma lesão mais grave, o tempo de volta independe da gente. Existe um tempo biológico normal para a recuperação: são de seis a oito, ou até nove meses para reconstrução de ligamento. Daí, essa necessidade fundamental da prevenção.”
 
Sérgio Xavier cita o caso do Sesi-SP: “Temos um grupo de atletas que chamamos de ‘com potencial olímpico’. Os calendários são apertados e temos de planejar muito bem, dosar a participação deles nos eventos ao longo do ano, até diminuir o número de viagens.”
 
Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME
 
O histórico individual é chave para o médico dos atletas. É um trabalho conjunto com preparadores físicos e com técnicos do clube, para o planejamento do calendário, escolhendo alguns eventos e deixando outros de lado.
 
Sérgio Xavier lembra que o acompanhamento médico é necessariamente individual, porque são distintas as lesões durante a carreira esportiva: “Temos aqueles que já passaram por cirurgias, outros com degeneração de discos da coluna... São casos, por exemplo, que precisam ser controlados, até mais poupados.”
 
O grupo do Sesi-SP inclui vários medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Gustavo “Grummy”, Paulo Salemi e Bernardo Reis “Braga” foram prata com a seleção de pólo aquático. Etiene Medeiros, a primeira nadadora a ganhar ouro em Pans, nos 100 m costas, também foi prata nos 50 m livre e ainda levou dois bronzes, nos revezamentos 4x100 m livre, com Daynara de Paula, e no 4x100 m medley. A nadadora Jéssica Cavalheiro foi prata nos 4x200 m livre (que também teve Bruna Primati que nadou as eliminatórias e ganhou medalha).
 
Outros exemplos são Laís Nunes, da categoria 63 kg da luta olímpica, bronze no Grand Prix de Paris; Aline Silva, vice-campeã mundial e bronze no Pan de Toronto na categoria 75 kg; os judocas Igor Morishigue e Renan Torres, sub 18, e Ellen Furtado, sub 21, que no Pan-Americano de Judô dessas categorias, este ano, somaram dois ouros e uma prata; Reinaldo Colucci, do triatlo, que também foi ao Pan de Toronto. Além disso, há jogadores consagrados das seleções de vôlei, como Murilo e Serginho, Fabiana e Jaqueline.
 
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla