Ministério do Esporte Maratonas aquáticas: Allan do Carmo garante vaga nos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Maratonas aquáticas: Allan do Carmo garante vaga nos Jogos Rio 2016

O baiano Allan do Carmo, 26 anos, garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta segunda-feira (27.07), ao terminar em 9º lugar na prova de 10 quilômetros das maratonas aquáticas no Mundial de Kazan, na Rússia, com o tempo de 1h50m23s1. Os dez primeiros na prova olímpica se classificaram para a competição do Rio. O ouro ficou com o americano Jordan Wilimovski (1h49m48s2), seguido pelo holandês Ferry Weeterman (1h50m00s3) e pelo grego Spyridon Gianniotis (1h50m00s7).
 
“Essa é a prova mais forte do mundo. Sabia que seria difícil, mas confiei na estratégia e trabalhei muito pra chegar até aqui. Aqui estão todos os melhores do mundo. Nos Jogos são apenas 25. Já tive a experiência dos Jogos Pan-Americano Rio 2007, quando fui bronze. Foi a primeira prova da competição e uma emoção indescritível. Agora tenho um ano para me preparar e chegarei lá muito melhor. O objetivo neste Mundial era realmente classificar. É o nono lugar mais feliz da minha vida”, disse Allan do Carmo, que recebe a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte.
 
(CBDA/Divulgação)(CBDA/Divulgação)
 
A disputa começou com Allan em 17º e Diogo Villarinho em 25º lugar, bem distantes do primeiro pelotão. No segundo contorno, Diogo entrou no grupo dos 10 olímpicos na oitava posição e Allan estava quase lá, em 14º. Na terceira perna, Allan do Carmo saltou para o oitavo e Villarinho, para 12º. Allan terminou em nono e Diogo Villarinho caiu para 21º lugar. Apesar de a vaga pertencer ao país e não ao atleta, a comissão técnica brasileira de maratonas aquáticas definiu que estariam nos Jogos os nadadores que ficassem dentro dos 10 em Kazan.
 
Do 50º do mundo à vaga olímpica
O peso dos 10km em Kazan era diferente. Valia o sonho de representar o país em uma Olimpíada em casa. Na versão do Mundial dos Esportes Aquáticos realizado em Xangai, em 2011, Allan saiu da prova com a antepenúltima colocação, em 50º lugar. Mas ele não desistiu. Com exceção do técnico - Carlos Rogério Arapiraca -, ele trocou tudo: a dieta, o esquema de treinos, os objetivos, buscou um terapeuta. Foi galgando posições ao longo das dezenas de etapas da Copa do Mundo e chegou lá. No Mundial de Barcelona, em 2013, ele terminou em sétimo e já bem próximo do primeiro grupo.
 
“No Rio vai ser muito diferente. Vamos estar em casa e o Allan é melhor nadando no mar. O objetivo aqui era classificar e trabalhamos muito pra isso. Abrimos mão de muitas datas para trabalhar. Podem ter certeza que agora vamos trabalhar mais ainda e o Allan vai brigar por uma medalha no Rio”, disse o treinador.
 
Programação de maratonas aquáticas em Kazan 
28.07 – Terça-feira
12h (6h em Brasília) – 10 km Feminino – Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto
 
30.07 – Quinta-feira 
12h (6h) – 5km Equipes – Brasil
 
01.08 – Sábado
8h (2h) – 25 km – Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Diogo Villarinho
 
Histórico de medalhas do Brasil
Roma 2009 – Bronze – 5 km feminino – Poliana Okimoto
Xangai 2011 – Ouro – 25km feminino – Ana Marcela Cunha
Barcelona 2013 – Ouro – Poliana Okimoto – 10km
Barcelona 2013 – Prata - Poliana Okimoto – 5km
Barcelona 2013 – Prata – Ana Marcela Cunha – 10 km
Barcelona 2013 – Bronze – Ana Marcela – 5km
Barcelona 2013 – Bronze – Allan do Carmo, Poliana Okimoto, Samuel de Bona – Prova de Equipe 5km
 
Fonte: CBDA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla