Ministério do Esporte Em prova de alto nível, Fabiana Murer iguala melhor marca do ano e é prata no Pan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em prova de alto nível, Fabiana Murer iguala melhor marca do ano e é prata no Pan

 
Mesmo repetindo a melhor marca do ano com 4m80, a brasileira Fabiana Murer ficou com a medalha de prata no salto com vara nos Jogos Pan-Americanos. A cubana Yarisley Silva conquistou o bicampeonato e superou o seu próprio recorde de 2011, passando de 4m75 para 4m85. O terceiro lugar ficou com a campeã olímpica Jennifer Suhr, que saltou 4m60.
 
“Foi uma prova muito forte. Saio contente com a competição, porque foi bonita, com as atletas saltando alto, com o nível técnico muito bom. Em 2011, saí contente com a medalha e aqui também volto com a mesma sensação, acreditando que é possível fazer marcas mais altas do que venho fazendo na temporada”, disse Murer.
 
Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME
 
Medalhista de ouro no Pan do Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011, Murer, que recebe o benefício do programa Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, revelou que ficou surpresa quando soube que a campeã olímpica tinha confirmado a presença no Pan. “Acho que é bom a presença de grandes nomes na competição. Faz crescer o nível técnico e a busca por melhores marcas. Além de ser uma motivação para as próximas competições, como o Mundial em Pequim e a Olimpíada”, analisou.
 
O primeiro salto de Fabiana Murer foi de 4m50. A norte-americana Surh tentou a mesma marca e não conseguiu de primeira. A segunda tentativa da brasileira foi de 4m60. Na marca de 4m70, ficaram somente a brasileira e a cubana na briga pelo ouro, reeditando a final do último Pan.
 
Pressionada por Silva, que já tinha saltado 4,75 m, Fabiana resolveu arriscar sua última tentativa nos 4,80 m e se deu bem, igualando sua melhor marca pessoal na temporada. Entretanto, na tentativa seguinte, Yarisley Silva igualou o salto e depois ainda superou os 4,85 m, assegurando o título e o recorde pan-americano.
 
Fotos: Danilo Borges/ MEFotos: Danilo Borges/ ME
 
Outro brasileiro no pódio do atletismo nesta quinta-feira (23.07) foi o Ronald Julião. Ele conquistou a medalha de prata no lançamento de disco ao arremessar 64m65. “A prova foi incrivelmente emocionante e acreditei até o último lançamento. Eu queria ganhar a prova, mas fiquei feliz. Foi uma prata com gosto de ouro”, disse.
 
A medalha de ouro foi para o Fedrick Dacres, da Jamaica, com 64m80, e o bronze para o norte-americano Russ Winger, com 64m64. Depois da marca, Ronald ainda realizou o desejo de dar a volta olímpica com a bandeira do Brasil. “Eu deixei escapar a oportunidade no Pan de 2011 quando fui bronze e fiquei pensando em fazer assim que eu estivesse no pódio novamente”, vibrou.
 
Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME
 
O atleta considerou o pódio uma superação, após sofrer uma lesão nas costas em 2014. “Demorei muito a voltar a competir entre os melhores. Fiz um ano fraco e perdi colocações no ranking mundial, mas no final eu acreditei”, ressaltou.
 
A outra medalha do dia no atletismo brasileiro veio com Luiz Alberto de Araújo, que teve uma grande recuperação final e garantiu o bronze no decatlo. Com a somatória de 8179 pontos, o atleta não só alcançou o pódio, mas atingiu os índices necessários para se classificar para o Mundial da China, em agosto (o índice necessário de 8075 pontos), e para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (o índice necessário de 8100 pontos).
 
"Essa competição mostrou que estamos no caminho certo. Agora é focar no que preciso melhorar, e continuar batalhando, sempre. A prova aqui foi muito difícil, por causa do vento e do frio. Os atletas que estavam aqui eram muito fortes, e isso só valoriza ainda mais a minha conquista. Estou muito feliz, mas já focado em melhorar meu desempenho para os desafios que terei pela frente", disse Luiz Alberto.
 
Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME
 

Breno Barros, de Toronto (Canadá), com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla