Ministério do Esporte Brasil perde para o Canadá no basquete feminino e encerra sonho de repetir ouro de 1991
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil perde para o Canadá no basquete feminino e encerra sonho de repetir ouro de 1991

 
 
Jogando contra as donas da casa, a seleção feminina de basquete sofreu mais uma derrota e vai disputar a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na noite deste domingo (19.07), o Brasil perdeu por 91 x 63 em um jogo completamente dominado pelo Canadá. As anfitriãs comandaram o placar do início ao fim e vão enfrentar os Estados Unidos na final. As brasileiras jogam contra Cuba nesta segunda-feira (20.07), às 17h (de Brasília), pela medalha de bronze.
 
Foto:William Lucas/Inovafoto/BradescoFoto:William Lucas/Inovafoto/Bradesco
 
A última vez em que o Brasil esteve na final do basquete feminino nos Jogos Pan-Americano foi no Rio de Janeiro, em 2007, quando a equipe perdeu o ouro para os Estados Unidos. Já o último ouro brasileiro no Pan veio em Havana 1991, quando Hortência e Paula lideraram a equipe no título contra as cubanas na decisão. Se conquistar o bronze contra Cuba nesta segunda, será a quinta vez que o país termina o Pan na terceira posição – as outras medalhas vieram em Gudalajara 2011, Santo Domingo 2003, Caracas 1983 e Cidade do México 1955.
 
Mais experiente do grupo, a pivô Kelly lamentou a oportunidade perdida de chegar à final em Toronto. “É difícil falar agora. A gente acreditou muito que poderia garantir uma medalha hoje, mas temos a consciência de que é uma equipe muito jovem e temos muito o que crescer ainda”, comentou a atleta.
 
O técnico Luiz Augusto Zanon bateu na mesma tecla e disse que a derrota servirá de aprendizado para as mais jovens do grupo. “É complicado, mas é o que nós precisamos. Amadurecer essa equipe, que precisa de situações adversas. E essa era. Uma equipe forte, com boas escolhas, bem preparada, com o público contra. É assim que essa equipe nova pode crescer”, avaliou o treinador.
 
Foto: William Lucas/Inovafoto/BradescoFoto: William Lucas/Inovafoto/Bradesco
 
O jogo
Sonhando repetir a medalha dourada conquistada em 1991, a seleção brasileira foi presa fácil para o Canadá neste domingo. As canadenses demonstraram superioridade desde o momento em que a bola subiu em Toronto. Com uma marcação muito efetiva, pressionando a bola e evitando que o Brasil jogasse com as pivôs, a equipe da casa obrigou o Brasil a forçar arremessos do perímetro.
 
Dominando os rebotes e mostrando boa movimentação ofensiva, o Canadá terminou o primeiro quarto com uma ampla vantagem no marcador: 22 x 9. Pelo Brasil, somente a armadora Tainá conseguiu pontuar nos primeiros 10 minutos de jogo, evidência da forte e precisa marcação das canadenses.
 
O jogo coletivo do Canadá foi o grande destaque da partida. Trocando passes e se movimentando com muita qualidade, as donas da casa pontuaram diversas vezes com tranquilidade embaixo da cesta, sem marcação. Além disso, as 12 aletas canadenses entraram em quadra e pontuaram. Nenhuma atleta da equipe norte-americana ficou em quadra por muito tempo. A atleta que mais atuou foi Thorburn, com 22:49. A que menos jogou foi Michelle Plouffe, com 10:24.
 
Com tranquilidade, o Canadá manteve a larga vantagem no placar até o fim. A única parcial que as canadenses não venceram foi a última. Com o jogo já definido, as brasileiras fizeram 24 x 23. Não foi o suficiente para reverter o marcador, que terminou com uma larga vantagem a favor das donas da casa: 91 x 63.
 
A cestinha do Canadá foi Nirra Fields, do Canadá, com 15 pontos. A ala Isabela Ramona, do Brasil, acabou como cestinha da partida, com 16. A armadora Tainá anotou 14, enquanto a também armadora Debora finalizou o jogo com 10, mesmo número da pivô Kelly.
 
O basquete recebeu diversos investimentos federais entre 2009 e 2014, que somados ultrapassam R$ 66 milhões. Entre Bolsa Atleta e Plano Brasil Medalhas, são 305 atletas beneficiados. Com o apoio federal, diversos projetos da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) foram implantados com o objetivo de impulsionar a modalidade e revelar novos talentos. Um dos exemplos é a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), voltada para preparação de atletas sub 22 masculino. Das 12 atletas da seleção feminina convocada para o Pan, 10 recebem o Bolsa Atleta.
 
 
Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla