Ministério do Esporte Com final emocionante, Yane Marques leva ouro e garante bicampeonato
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com final emocionante, Yane Marques leva ouro e garante bicampeonato

 
Depois de um dia inteiro de provas intensas de esgrima, natação, hipismo, tiro esportivo e corrida, a medalhista olímpica Yane Marques conquistou o bicampeonato pan-americano do pentatlo moderno neste sábado (18.07), em Toronto, no Canadá. Com diferença de poucos segundos para a mexicana Tamara Vega na prova de corrida e tiro, a brasileira campeã da edição do Rio 2007, garantiu a medalha poucos metros antes da linha de chegada. Na somatória geral, a brasileira registrou 1.348 e a adversária 1.347. O bronze foi para a mexicana Mayan Oliver, com 1.307. Yane faz parte do programa Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte.
 
(Danilo Borges/ME)(Danilo Borges/ME)
 
“Na última volta vi que ela estava chegando forte. Eu tinha uma carta na manga para o fim, que era a força de vontade. Vi que ela queria me passar e minha determinação pelo ouro era maior. Foi um final emocionante para todos os que estavam assistindo e cheguei quase morta, mas realizada”, afirmou.
 
Durante a manhã, as pentatletas duelaram com a espada e entraram na água para disputar os 200m livre. Na esgrima, em que todas as competidoras duelam entre si, Yane ficou em primeiro. Na natação, a bolsista manteve o bom resultado e manteve a liderança. O rendimento caiu no percurso do hipismo, ao terminar a prova em décimo. No último desafio, combinado de tiro e corrida, a pernambucana perdeu rendimento, mas conseguiu chegar na linha de chegada um segundo na frente de Tamara Vega.
 
“As mexicanas correm muito bem e ela é uma atleta que está entre as oito melhores. Sabia que a prova estava forte, mas tinha a consciência de que tinha treinado bem e estava pronta para subir ao pódio. Agora, preciso melhorar a minha corrida para os próximos desafios”, analisou.
 
Vaga garantida
Yane Marques já tem vaga nominal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, conquistada no Campeonato Mundial realizado em Berlim, na Alemanha. “Chegar aqui com a vaga garantida foi uma pressão a menos. Eu desejava fazer um bom resultado aqui, mesmo assim fiquei bem nervosa antes de começar a prova”, revelou.
 
(Danilo Borges/ME)(Danilo Borges/ME)
 
A pernambucana é considerada o maior nome do pentatlo moderno brasileiro de todos os tempos. Praticante da natação, foi convidada para integrar a equipe pernambucana de pentatletas em 2003. De lá para cá, a carreira deu consecutivos saltos. Nos primeiros Jogos Pan-Americanos de que participou, no Rio 2007, surpreendeu ao conquistar a medalha de ouro para o Brasil. O título garantiu sua ida aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, onde ficou em 18º lugar. No Pan de Guadalajara foi medalhista de prata. Nos Jogos Olímpicos de Londres, subiu em terceiro lugar no pódio olímpico.
 
Breno Barros, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla