Ministério do Esporte Scheidt se despede de Pan-Americanos e Brasil leva cinco medalhas na vela em Toronto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Scheidt se despede de Pan-Americanos e Brasil leva cinco medalhas na vela em Toronto

nonenone
(Luvas/Inovafoto/Bradesco)(Luvas/Inovafoto/Bradesco)
 
 
(Luvas/Inovafoto/Bradesco)(Luvas/Inovafoto/Bradesco)
 
Para garantir tetracampeonato pan-americano na classe Laser, Robert Scheidt precisava terminar a regata duas posições à frente do velejador da Guatemala, Juan MaegliAguero. Contudo, o brasileiro ficou duas posições atrás do adversário e com o quinto lugar na prova deste sábado. Assim, terminou com a medalha de prata na competição.“Foi um bom resultado para mim. O começo da semana foi muito duro, com dois sétimos lugares e uma desclassificação, estava para mais de décimo lugar no geral e fui reagindo no campeonato. Ainda tinha uma chance de ganhar medalha de ouro hoje, mas escapou. De qualquer maneira, acho que cresci ao longo da competição. Ele mereceu, velejou muito bem”, disse Scheidt. O canadense Lee Parkhill completou o pódio.
 
Dono de cinco medalhas olímpicas, o brasileiro valorizou a medalha de prata em sua despedida do torneio continental. “Eu não me vejo competindo no Pan em 2019. Foi uma honra para mim poder representar o Brasil mais uma vez, trazer mais uma medalha. O importante é que eu consegui reagir e tirar boas lições em coisas para aprimorar para a frente, para o Rio 2016”, analisou. Scheidt agora soma também cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo três ouros e duas pratas. 
 
Bimba é tetra
Ouro nos Pan-Americanosde Santo Domingo 2003, Rio 2007 e Guadalajara 2011, Ricardo ‘Bimba’ Winicki voltou a brilhar em uma edição dos Jogos. Precisando apenas completar a última regata para garantir o ouro, independentemente de sua colocação, Bimba finalizou a prova em terceiro e faturou o tetracampeonato em Toronto.
 
Com a vitória, o carioca se iguala a Marcel Stürmer, da patinação artística, como único a atleta a vencer quatro ouros consecutivos nos Jogos. “É uma marca que mostra o resultado de todo trabalho que eu venho fazendo, já há muitos anos, dominando o esporte não só no Brasil, mas na América toda, há mais de dez anos entre os dez melhores do mundo”, lembrou. Agora, o campeão já mira novos desafios. “Quero continuar velejando depois do Rio, quero ir para (as Olimpíadas de) Tóquio, quero ir para o (os Jogos Pan-Americanos do) Peru tentar o pentacampeonato Pan-Americano. Enquanto eu estiver entre os dez melhores do mundo e sendo o melhor do Brasil eu quero continuar velejando”, sentenciou. 
 
Ouro, prata e bronze no feminino
Campeã em Guadalajara 2011, Patrícia Freitas conquistou o bi Pan-Americano em Toronto. No Windsurf RS:X, a brasileira, que já liderava a etapa preliminar,venceu também a última regata e assegurou o ouro. A mexicana Demita Vega ficou com a prata e a norte-americana Marion Lepert com o bronze. Para a velejadora, o Pan é um passo importante rumo a 2016. “Acabei ganhando o MedalRace, que é fechar com chave de ouro, então estou bem contente. Era uma etapa a ser cumprida até os Jogos Olímpicos. Eu tinha várias metas para esse ano. Concluí uma delas, com o terceiro lugar na Copa do Mundo na França. Outro objetivo era essa regata aqui, que eu ganhei. Vamos meta por meta, espero chegar no Aquece Rio forte na disputa por medalha”. 
 
(Luvas/Inovafoto/Bradesco)(Luvas/Inovafoto/Bradesco)
 
Campeãs mundiais e melhores velejadoras do mundo na classe 49erFX, Martine Grael e KahenaKunze chegaram em segundo lugar na prova decisiva da categoria e ficaram com a prata na classificação geral. Após uma última regata emocionante, Martine Grael valorizou a experiência de disputar os Jogos. “O evento em si foi muito legal. A Vila, a experiência de estar em um vento grande. A gente coloca pressão sobre nós mesmas e acho que foi muito importante para a gente. A gente aprendeu muito, a gente conseguiu velejar muito bem. Essa regata final foi até melhor que ganhar o campeonato, a gente estava em primeiro, depois fomos ultrapassada e já no finalzinho, na chegada, a gente conseguiu ultrapassar. Eu estava com o coração a mil”, confessou. Maria Branz e Victoria Travascio, da Argentina, ficaram com o ouro e as norte-americanas Paris Henken e Helena Scutt ficaram com o bronze.
 
Na classe Laser Radial, a brasileira Fernanda Decnop, estreante na competição, chegou muito perto da medalha de prata, mas acabou com o bronze. Com a sexta posição na regata de hoje, Fernanda terminou empatada na classificação geral com a uruguaia Dolores Moreira. O critério de desempate, que era a melhor colocação na última prova (Medal Race), acabou dando o vice-campeonato à uruguaia. O ouro ficou com a norte-americana PaigeRailey.Apesar de lamentar a perda da medalha, a brasileira se mostrou satisfeita com o pódio. “Eu tinha que tomar conta da argentina e da uruguaia para que não me passassem, estava tentando segurar o segundo lugar. Acabou que, pelo método de desempate, a uruguaia ficou na minha frente, mas estou muito feliz com o bronze. É meu primeiro Pan-Americano, estou muito feliz por ter uma medalha e vamos embora porque eu quero representar bem o Brasil nas Olimpíadas”, comemorou.Para Fernanda, o bronze em Toronto pode ser determinante para sua escolha como uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos. “Ainda vai ter uma seletiva interna no Brasil, com um critério de escolha baseado em resultados. Tenho certeza de que o Pan-Americano vai contar nesse critério”, apostou.
 
Pedro Ramos, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla