Ministério do Esporte Encontro Nacional de Recreação e Lazer será realizado em Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Encontro Nacional de Recreação e Lazer será realizado em Natal

Com o tema “Políticas Públicas de Lazer”, a 28ª edição do Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) será realizada de 15 a 18 de novembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal. O evento, que conta com investimento e apoio do Ministério do Esporte, pretende ressaltar a importância das atividades que compreendem os diversos segmentos do lazer, assim como afirmá-lo como instrumento fundamental para a formação integral do cidadão.

“Nossa missão, acima de tudo, é minimizar a distância entre a realidade social e a comunidade acadêmica, além de requerer a participação e o envolvimento da comunidade em ações de exercício profissional”, explica o coordenador-geral do Enarel 2016, Gustavo André de Brito.

O Enarel 2016 terá programação ampla, com apresentações de trabalhos científicos, oficinas, conferências, debates e programação cultural. As 600 vagas são voltadas a profissionais que atuam nos mais variados setores de lazer e aos estudantes que integram o perfil acadêmico ou que tenham interesse por essa área do conhecimento.

“As vagas estão praticamente esgotadas. Essa procura representa a grandeza e a dimensão do evento. É uma felicidade receber no Rio Grande do Norte gente do Brasil inteiro interessada em compartilhar experiências e proliferar ainda mais nosso potencial de atividades e possibilidades ligadas ao lazer”, conta Gustavo André.

O Enarel vai subsidiar, simultaneamente, mais dois eventos com objetivos similares ao tema escolhido para a edição. Trata-se do 1º Encontro Internacional de Políticas Públicas em Esporte e Lazer da Rede Cedes (Enippel), também com recursos do Ministério do Esporte, e o 6º Congresso Nordeste de Ciência no Esporte (Conece). Para o coordenador-geral, a parceria enriquece o segmento, agrega valor e rende novas diretrizes. “Nós esperamos que essa parceria seja frutífera para todos os eventos na agenda da área, bem como um maior fortalecimento nos estudos do esporte e do lazer nas diversas instituições públicas do Rio Grande do Norte”, argumenta Brito.

A primeira edição do Enarel foi em 1989, após a viagem de um grupo de educadores e pesquisadores do campo do lazer e da recreação para a Colômbia. Nos três primeiros anos, o evento foi promovido em Brasília e, a partir de 1992, passou a ser pluralizado para outras regiões, assumindo um caráter independente e desenvolvendo assuntos em torno da relevância do lazer, como a diversidade cultural, recreação, inclusão, ética, trabalho, educação, meio ambiente. “Outros eventos desse porte têm uma instituição específica por trás. O Enarel não, nosso diferencial é que temos a vontade de construir um espaço privilegiado para estudo e atuação no lazer. E tudo isso livre de amarras institucionais. Essa característica nos presenteia com um característica completamente democrática”, diz o professor Gustavo Brito.

Confira abaixo a programação completa do Enarel 2016: http://eventos.ifrn.edu.br/enarel2016/

Valéria Barbarotto
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla