Ministério do Esporte Ministério lança Centros de Pesquisa da Rede Cedes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério lança Centros de Pesquisa da Rede Cedes

Pesquisadores, diretores dos cursos das universidades parceiras, servidores, gestores públicos e líderes governamentais estarão reunidos nos dias 14 e 15 de dezembro, no Allia Grand Hotel, em Brasília, para o lançamento oficial dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes.

O evento terá como objetivo aprovar o Regimento Interno dos centros e discutir sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação da rede integrada. Também serão socializadas com os pesquisadores da Rede Cedes e todos os demais participantes, as ações desenvolvidas e as estratégias de políticas aplicadas no âmbito do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) e do Sistema Nacional do Esporte (SNE).

Os Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes é uma idealização do Ministério do Esporte, por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), o Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (Dedap) em parceria com Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Implantados em 26 estados e no Distrito Federal, os centros da Rede Cedes são polos aglutinadores de grupos de pesquisa cujos estudos, fundamentados nas humanidades, têm como objetivo promover o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas articuladas em níveis local, estadual e regional, buscando produzir e socializar informações e conhecimentos que contribuem com a qualificação das políticas públicas, programas e projetos esportivo-educacionais e de lazer do país.

A Snelis por meio do Chamamento Público 1/2015, apoiou a criação, a estruturação e o desenvolvimento desses 27 centros que estão sendo implantados nas 27 Unidades da Federação.

A Rede Cedes cumpre um papel importante no atendimento aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Esporte. Tem como referência a Constituição Federal, especialmente, o seu artigo 217, que trata do dever do Estado de fomentar práticas desportivas formais e não formais e de lazer como direito de todos os cidadãos, e o artigo 218, segundo o qual o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica, tendo em vista participar da educação da população e orientação de gestores e agentes nas suas tomadas de decisões sobre as políticas públicas do país.

» Programação

14/12/2015

14h às 15h - Mesa de Abertura
Lançamento oficial dos 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes.

15h às 16h – Coffee Break

16h às 16h45 - Palestra
Tema: Desafios da Rede Cedes: criação em 2003 às conquistas de 2015.
Expositora: Andrea Ewerton – Diretora do DEDAP/SNELIS/ME

16h45 às 18h45 - Mesa redonda 1
Tema: Subsídios para o Desenvolvimento dos estudos realizados pelos Centros de Pesquisa da Rede Cedes
Expositores:
1. Subsídios do Diesporte para a rede Cedes - Professor Ailton Fernando Santana de Oliveira - UFS
2. Subsídios do Sistema Nacional de Esporte e Plano Nacional do Desporto para a Rede Cedes - Professora Cássia Damiani - ME

18h45 – 20h - Lançamento de livros

20h – Jantar e Programação Cultural

15/12/2015

08h30 às 12h30h – Trabalhos em Grupo
Organização e desenvolvimento de GTs para leitura e discussão do Regimento dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes - envolvendo todos os participantes do encontro.

12h30 às 14h - Almoço

14h às 16h – Plenária de Aprovação do Regimento.
Apresentação dos destaques levantados nos GTs e aprovação do Regimento dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes com todos participantes do encontro.
Coordenadora: Andrea Ewerton – Diretora do DEDAP/SNELIS/ME
Moderadora: Freda Dias – Rede Cedes/ SNELIS/ME
Relatora: Leila Mirtes Magalhães Pinto – Consultora da SNELIS/ME

16h às 17h – Mesa redonda 2
Tema: Subsídio para a Gestão dos Centros de Pesquisas da Rede Cedes
Expositores:
1. O Sistema de Acompanhamento e Avaliação das Ações da Rede Cedes - Consultor Dirceu Mattos
2.  Repositório Vitor Marinho da Rede Cedes - Professor Giovani de Lorenzi Pires

17h às 18h – Avaliação do encontro e planejamento de 2016 para Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes.

Cleide Passos

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla