Ministério do Esporte Universidade de Juiz de Fora recebe Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Universidade de Juiz de Fora recebe Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança

No momento em que o Brasil encontra-se em evidência no mundo esportivo, como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), recebe o II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança (ALCIDED). O evento traz, entre os dias 16 e 18 de setembro, o tema central “Ciências do Esporte, Educação Física e Dança na América Latina”.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF), e apoio do Ministério do Esporte, Capes e CNPQ, o evento acontece no Independência Trade Hotel. O principal objetivo do congresso é promover o debate e a troca de experiências entre pesquisadores da área da Educação Física, no intuito de reforçar a representatividade de suas pesquisas em um cenário global.

A importância do evento constitui-se na oportunidade de fomento à pesquisa científica, com a possibilidade de momentos de reflexão, aprendizagem e discussão sobre diversos estudos ligados à educação física e ao esporte em geral, oferecendo a todos os participantes, troca de informações, cooperação e integração com pesquisadores do Brasil e do exterior.

A professora da UFJF e conferencista do evento, Eliana Lucia Ferreira, conta que foi em uma reunião do Conselho Internacional de Ciência do Esporte, Educação Física e Dança (ICSSPE), realizada no primeiro semestre de 2014 na Finlândia, que a UFJF e o NGIME se destacaram perante os outros candidatos a sediarem a próxima edição do ALCIDED. “O lançamento inédito pela UFJF, pela Editora NGIME, do livro Focuses on Physical Education, traduzido para o inglês, nesta reunião na Finlândia, nos deu uma projeção internacional, que tanto a UFJF como o NGIME ganharam de forma substancial uma sólida credibilidade junto às instituições internacionais ligadas ao esporte e também a renomados pesquisadores da área por todo o mundo”, ressaltou.

Eliana também comentou a conquista para a UFJF, em especial para a Faculdade de Educação Física, que sediará o encontro. “Diante de todos os países da América Latina, o Brasil foi escolhido para sediar o evento em 2015, por isso nossa participação é de extrema relevância no momento em que estaremos em relação direta com pesquisas que estão sendo realizadas em toda a América Latina, o que é muito importante para nós do NGIME, que estamos em busca da internacionalização de nossa atuação”, avalia.

Trabalhos e Inscrições
O congresso receberá trabalhos em duas modalidades: resumo expandido e pôster. Os resumos expandidos deverão tratar dos seguintes eixos temáticos: Esportes de alto rendimento na América Latina, Educação Física Inclusiva na América Latina e Atividade Física e Saúde na América Latina. Já os pôsteres, deverão abordar os seguintes eixos temáticos: Dança Escolar e Esportiva na América Latina, Gestão do Esporte na América Latina e Esporte Inclusivo na América Latina.

 

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla